terça-feira, 29 de março de 2011

Termina a missão de José Alencar, um Brasileiro exemplar.

Em 08 de julho de 2009, quando o então vice-presidente José Alencar, enfrentava bravamente o câncer no intestino, destaquei, aqui no blog, o exemplo que ele dava a todos nós. Hoje, com sua morte, em vez de reproduzir as informações que estão em toda a mídia, prefiro destacar o que escrevi sobre a via crucis desse guerreiro.

O CALVÁRIO DO VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR: UMA LIÇÃO DE CORAGEM
Em meio a tanta turbulência política, uma pausa para falar de dor, sofrimento, calvário, e acima, de tudo de determinação e coragem. Somos sabedores que temos, ao longo da vida, que carregar nossas cruzes e seguir por vias dolorosas. Por fraqueza, muitos terminam ficando pelo caminho, abandonando suas lutas, seus ideais. Não aguentam o peso da cruz. O certo é que cada um tem sua via crucis, em algum momento da vida. Uma, em particular, tem me chamado a atenção nos últimos dias: a do vice-presidente José Alencar.

É admirável a forma como ele encara um câncer que o consome a cada instante. Corrói o corpo, não seu espírito de um homem vencedor e sempre esbanjando otimismo. É uma lição de como enfrentar os problemas de frente, mesmo sabendo – no caso dele – que o desfecho já está traçado: a morte. Seu constante bom humor o prepara para recebê-la de braços abertos.

Alencar, de 77 anos, trava uma luta pessoal contra o câncer no intestino há 10 anos. O estágio é avançado e não pode mais ser submetido a intervenções cirúrgicas. Já teve a doença na próstata e depois no abdômen. A doença, acredita-se, está em metástase, evoluindo para outros órgãos. É muito sofrimento, enfrentado de cabeça erguida. Com certeza, é, antes de tudo, um forte, como diria Euclides da Cunha.

Temos que agradecer a José Alencar por estar nos oportunizando presenciar a bravura de um homem determinado, corajoso, que não se abate diante de um inimigo temido por todos, pelo fato de, em muitos casos, não permitir cura. Como homem público, mostrou que é possível passar pela política e não se deixar enlamear nas pocilgas em que se encontram muitos de nossos representantes. Fica, portanto, o legado de um bravo.

Uma biografia de vencedor

José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931, no lugarejo de Itamuri, município de Muriaé, na Zona da Mata mineira, filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva.

Aos 14 anos de idade, deixou a casa paterna para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Ganhava 600 cruzeiros por mês. Pouco tempo depois, tendo recebido proposta mais vantajosa, transferiu-se para Caratinga, onde continuou a trabalhar de balconista. Aos 18 anos, emancipado pelo pai, estabeleceu-se como comerciante, com a lojinha "A Queimadeira", cujo nome foi sugerido por um viajante português, o senhor Lopes, sob o curioso argumento de que "se fosse um bar, seria Bar Cristal; mas não é um bar, então é "A Queimadeira", porque vai vender barato..." Ali se vendia de tudo um pouco: tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas, sombrinhas, armarinho, etc. Depois de "A Queimadeira", o hoje Vice-Presidente da República foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos, e industrial do ramo de confecções.

Em 1967, em parceria com o empresário e Deputado Luiz de Paula Ferreira, da área de beneficiamento de algodão, fundou em Montes Claros a Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas, hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do país.A Coteminas tem hoje 11 unidades industriais em quatro estados brasileiros – Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina – e uma na Argentina. As 12 fábricas produzem e distribuem fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis, vendidos no mercado interno, nos Estados Unidos, Europa e países do Mercosul.Na condição de empresário, José Alencar Gomes da Silva dedicou-se também às entidades de classe empresarial, tendo sido Presidente da Associação Comercial de Ubá, Diretor da Associação Comercial de Minas, Presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Reafirmando a vocação de servir – fio condutor de sua vida de empresário e cidadão – colocou a sua experiência administrativa a serviço de Minas e do Brasil, candidatando-se ao Palácio da Liberdade, em 1994, inovando a campanha eleitoral com uma postura de elevado sentido ético e de pregação cívica. Em 1998, colocou seu nome novamente como candidato ao Senado Federal, elegendo-se Senador por Minas Gerais com consagradora votação: quase três milhões de votos. Finalmente, em 2002, compôs a chapa do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, elegendo-se Vice-Presidente da República para o período 2003/2006. Com a reeleição de Lula, continua vice-presidente.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Audiência pública discute problemas na Cidade Olimpica

Vereador Dr. Fernando Lima (PCdoB)
                                  
Há 14 anos o bairro da Cidade Olímpica existe, são mais de 90 mil moradores que residem na região, apesar do grande número populacional, pouco tendo sido feito por parte do poder executivo municipal e estadual.

Em virtude desse abandono, moradores e líderes comunitários se reuniram na manhã de quinta-feira (24/03), na Igreja da Santíssima Trindade na Cidade Olímpica, para reivindicar aos vereadores da casa legislativa de São Luís melhorias na qualidade de vida da população.


A participação dos vereadores, Isaias Pereirinha (PSL), Dr. Fernando Lima (PCdoB), Vieira Lima (PPS), Josué Pinheiro (PSDC), Rose Sales (PCdoB) e Armando Costa (PSDC), além dos gestores do executivo municipal, o secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Medeiros, representando a Secretaria de Planejamento, Maria José, os gestores do governo estadual, Capitão Serra, representando a Secretaria de Segurança Cidadã e Frederico Burnet, Secretário Adjunto de Cidades, contribuíram para articular e providenciar soluções junto à comunidade da Cidade Olímpica. 

A comunidade do bairro que se fez presente tinha como principal objetivo chamar atenção das autoridades públicas sobre as principais questões que afligem os moradores, ressaltando melhorias e ampliações das escolas públicas municipais e estaduais, transporte público, saneamento básico, postos de saúde, segurança pública e infraestrutura do bairro.

Um problema que também atormenta a comunidade é falta da coleta de lixo. Em cada rua ou avenida existe pelo menos um muro com o aviso “não coloque lixo nesse local”, apesar do apelo da mensagem, os moradores ficam sem alternativa, diante da má prestação de serviço por parte da Prefeitura de São Luís.

BNC Cidade

PCdoB: UMA LUTA DE TODOS NÓS

PCdoB: UMA LUTA DE TODOS NÓS.

O SOCIALISMO COMO UTOPIA COTIDIANA...

Fruto das lutas dos trabalhadores nasceu empunhando a bandeira do socialismo a qual soube irmanar com as jornadas pelos direitos do povo e pelo desenvolvimento soberano e democrático do Brasil. Este conteúdo de sua trajetória é o que explica sua longevidade e seu contínuo rejuvenescimento. É o que o faz um partido jovem sendo o mais antigo. Ao encaminhar-se para seus 90 anos é uma legenda que se expande. Alarga sua presença nas várias esferas da luta política, social e de idéias. Valoriza suas relações com a intelectualidade progressista, com o mundo da ciência e da cultura. O Partido tem um vínculo histórico com as aspirações progressistas e revolucionárias dos estudantes e da juventude, cujas lutas e bandeiras da União da Juventude Socialista (UJS) têm sido um canal de expressão. De igual modo, valoriza, com palavras e prática, a luta emancipacionista das mulheres.

Para levar adiante este grande projeto transformador, movimenta-se para que sua essência revolucionária seja continuadamente reafirmada e avivada. Longo e difícil foi o caminho que percorreu até aqui. Enfrentou governos retrógrados e ditaduras que infestaram o período republicano. Toda vez que a democracia foi golpeada ele – com ela compromissado – foi o primeiro a ser atingido. Num país gigante de riquezas sempre cobiçado e saqueado pelas grandes potências, a defesa que realiza da soberania nacional atraiu o ódio dos entreguistas e do imperialismo. É um Partido que se forjou, portanto, combatendo ditaduras e defendendo a democracia e a liberdade! Hoje, o PCdoB bate-se por uma reforma política que amplie a democracia, ao mesmo tempo em que luta pela democratização da mídia. Enfrenta a renitência da direita que insiste em tentar criminalizar os movimentos sociais.

No Maranhão ganhamos dimensão de poder real, pois o povo ainda sente atravessado na garganta o criminoso e violento resultado eleitoral de 2010. Mais, o conjunto oposicionista liderados por Flavio Dino, continuam se articulando pra libertar o estado desses laços de dependência feudal e oligarquizante.

Escrever a história, resgatar a memória de seu acervo de realizações e lições, de sua galeria de heróis de homens e mulheres que deram sua vida pela causa do Brasil, da democracia e do socialismo, inspiram as gerações contemporâneas a seguir avante. Alimentam-nas de ânimo e entusiasmo para edificarem um partido forte, influente, massivo com bases militantes, capaz de forjar a aliança necessária e liderar as lutas para o triunfo de seu Programa Socialista.

Prof. Adonilson Lima

Dirigente Estadual PCdoB

Com rombo de R$ 75,4 milhões, MA é o campeão em verba desviada do SUS



Criado em 1990 para assegurar o pleno atendimento médico-hospitalar à população, o Sistema Único de Saúde (SUS) transformou-se no tesouro mais nobre e vulnerável do orçamento público brasileiro. Recursos bilionários e pulverizados são desviados de hospitais, clínicas credenciadas e unidades de saúde.
Investigações administrativas do Ministério da Saúde e da Controladoria Geral da União, concluídas entre 2007 e 2010, apontaram desvios de R$ 662,2 milhões no Fundo Nacional de Saúde. As fraudes incluem compras e pagamentos irregulares, superfaturamentos, desperdício com construção de hospitais que não funcionam e até contratação de um mesmo médico para 17 lugares ao mesmo tempo.
O campeão em desvios foi o Maranhão, com um buraco de R$ 75,4 milhões. No estado governado por Roseana Sarney (PMDB) as investigações concluídas e encaminhadas ao Tribunal de Contas da União em 2010 totalizam dívida com o SUS de R$ 75,4 milhões.
O estado, coroado com um dos piores e mais desestruturados sistemas públicos de saúde, acumula as três maiores cobranças por desvio em 2010. Uma delas é de R$ 3,6 milhões, e os responsáveis seriam os ex-gestores da cidade de Raposa, na região metropolitana de São Luís. Só agora, o TCU tomará pé de irregularidades cometidas entre 1999 e 2004, quando foram pagos 615 cheques para empresas inexistentes e com endereços falsos ou para saldar procedimentos do SUS não comprovados. (Com informações de O Globo)

sexta-feira, 25 de março de 2011

CARTA ABERTA DOS EDUCADORES DA REDE ESTADUAL À SOCIEDADE MARANHENSE

AS MENTIRAS DO GOVERNO SOBRE A GREVE DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO.

Na tentativa de confundir a opinião pública e de colocar a sociedade contra os educadores do Maranhão, o governo do Estado, utilizando seus poderosos meios de comunicação, tem vinculado nos últimos dias uma séries de mentiras referentes à greve dos educadores. O objetivo do governo é tentar encobrir a situação de sucateamento e abandono em que se encontra a educação pública estadual, bem como falsear a política, descomprometida, desenvolvida pela governadora Roseana Sarney.

Em nota oficial o governo afirma que os professores do Maranhão recebem um dos maiores salários do Brasil. Porém, em pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, no ano de 2010, o salário base dos professores do Maranhão, proporcionalmente à carga horária de trabalho semanal, ocupa apenas a 13ª posição entre os estados brasileiros, postando-se atrás dos estados do Acre, Roraima, Alagoas, Tocantins, Espírito Santo, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia e do Distrito Federal. E, levando em consideração que todas as gratificações dos educadores maranhenses incidem sobre o salário base, essa situação vem provocando uma profunda desvalorização na carreira desse servidor. Enquanto em Sergipe, um professor de nível superior, no início de carreira, tem acrescido a seu salário mensal um valor de R$ 478,00 referente à titulação de mestrado, no Maranhão, esse valor é apenas de R$ 141,88.

Por outro lado, se fizermos uma comparação da remuneração do professor do Maranhão (nível superior) da rede estadual de ensino, com a remuneração de outras categorias da administração direta do Estado, constataremos que esse professor tem um rendimento salarial inferior ao do soldado da polícia militar (nível médio), ao do agente penitenciário (nível médio), ao do agente da polícia civil (nível médio), ao do auxiliar de serviços operacionais (1° grau) e do motorista do judiciário (nível médio).

Gostaríamos de esclarecer à população que a greve dos professores é um movimento que tem como objetivo principal a defesa da qualidade da educação pública do Maranhão e a garantia de direitos constitucionais que, nesse momento, encontram-se violados pelo desrespeito e intransigência do atual governo.

Ano após anos, o Maranhão tem sustentado a posição de último lugar em qualidade de educação. Essa situação é conseqüência de uma contínua e progressiva política de desestruturação da educação maranhense, facilmente detectada pelas salas de aulas superlotadas, escolas sem bibliotecas ou com acervos defasados, precárias condições de trabalhos, inexistência de profissionais para ministrar aulas de informática, diretores nomeados pelo critério do apadrinhamento político, falta de professores para ministrar várias disciplinas e uma permanente política de desvalorização do corpo docente.

Além disso, torna-se muito difícil alcançarmos uma melhoria na qualidade da educação pública, pertencendo a um estado em que a maior parte da população encontra-se em situação de pobreza, vitimadas por uma brutal desigualdade social que, privilegia alguns poucos em detrimento da maioria.

Entre os estados brasileiros, o Maranhão tem o menor índice de investimento financeiro por aluno. 1 milhão e 103 mil maranhenses são analfabetos ou possuem menos que um ano de instrução; 15,4% da população têm menos de 10 anos de estudo. Para agravar ainda mais essa tragédia, a rede estadual de ensino tem a segunda maior taxa de superlotação das salas de aulas no Nordeste. Enquanto um professor da Paraíba, que leciona com 30 alunos por turma tem em média 540 atividades para avaliar por bimestre, em cada turma. No Maranhão, esse número salta para 810 atividades/turma, promovendo assim um excessivo acréscimo nas tarefas pedagógicas do professor, incidindo diretamente na qualidade de ensino.

Quando assistimos na TV as propagandas ou matérias pagas com dinheiro público que mostram uma turma de 20 alunos numa sala limpa e arejada, recebendo merenda de boa qualidade, percebemos até onde vai o cinismo e a falsidade dos nossos “governantes”.

Em 2010, o ano letivo foi diminuído em praticamente um bimestre, por determinação do governo, que alegou dificuldade financeira para manter funcionando as escolas e exigiu que tal medida fosse acatada sem questionamentos. Portanto, quem descumpre o calendário letivo, prejudicando o aprendizado de milhares de alunos é o governo e não os professores.

Foi em face de toda essa situação, que os educadores do Maranhão recorreram ao movimento paredista, pois não viram alternativa possível, diante da intransigência e irresponsabilidade do atual governo.

Diferente do que a propaganda governista publica, os trabalhadores decidiram paralisar suas atividades tendo como principais pontos de reivindicação: a aprovação de um novo estatuto que regulamentará o exercício profissional dos educadores, cumprimento dos reajustes anuais estabelecidos pela Lei do Piso Salarial que o atual governo insiste em não cumprir; assinatura imediata das progressões, promoções e titulações que, apesar da lei garantir esse benefício, o governo se recusa a concedê-lo; nomeação imediata dos professores concursados, objetivando por fim a humilhação a que são submetidos os professores contratados. Dessa forma a greve dos educadores é um movimento que reivindica apenas direitos legalmente conquistados que o governo Roseana Sarney tem violado.

O governo tem insistido no discurso da falta de recursos financeiros para o cumprimento de tais itens. Entretanto, essa justificativa não tem a menor sustentação prática, visto que nos últimos anos a receita tributária do Estado, assim como os recursos repassados ao FUNDEB do Maranhão, tem crescido substancialmente. O que falta na verdade, é compromisso político com a educação pública. O maior exemplo disso foi a medida provisória encaminhada recentemente pela governadora e aprovada na Assembléia Legislativa que aumentou os salários dos secretários e deputados estaduais em mais de 8 mil reais, fazendo com que estes passassem a ter o maior salário do Brasil.

Assim, ao invés de tentar confundir a opinião pública utilizando-se de argumentos sem nenhuma veracidade, com claro objetivo de tentar colocar a população contra seus educadores, o governo do Estado deveria esclarecer as várias denuncias de corrupção e desvio de dinheiro público envolvendo o alto escalão da Secretaria de Educação, da FAPEMA e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, esta última fechou os CETECMAS e até hoje não justificou tal medida.

Por tudo isso, este movimento, impregnado pela sede e fome de justiça, conclama a todos: educadores, pais, alunos e a sociedade de modo geral para, unidos, formarmos trincheiras em defesa de uma educação pública de qualidade social.



Rafael Araújo da Silva
CST/UIT/QI - PSOL
Rede de Defesa dos Direitos da Cidadania do Vale do Itapecuru - Núcleo de Codó

Blog: www.lutasocialista.blogspot.com

Vergonha afogada

MAIS UMA VEZ O MARANHÃO É VERGONHA NO BRASIL. O JORNAL NACIONAL MOSTROU QUE AS CASAS CONSTRUIDAS EM TRIZIDELA DO VALE PARA OS MORADORES DAS ENCHENTES RACHARAM EM PROFUNDIDADE EM MENOS DE QUATRO MESES. O GOVERNO FEDERAL CULPA O GOVERNO DA ROSEANA QUE CULPA O PREFEITO DE AO MENOS TER CONVIDADO A GOVERNADORA PARA A INAUGURAÇÃO. TODOS SANTOS AFOGADOS.
VOCÊS ACHAM QUE MERECEMOS ESTA VERGONHA?
A EMPREITEIRA AVISOU QUE VAI DAR UM JEITO, QUEM VAI FISCALIZAR?
 
Por Felipe Klamt

quinta-feira, 24 de março de 2011

PCdoB vai ao ar em programa de Tv e rádio nesta quinta

Na véspera de completar seus 89 anos, o PCdoB vai ocupar cadeia de rádio e TV em todo o país. Será nesta quinta-feira, dia 24, em um programa em que os milhões de brasileiros verão o vermelho dos comunistas se misturar com o verde e amarelo da bandeira nacional. O programa será veiculado às 20h30 na TV e às 20 horas no rádio. Nos dias seguintes, até 2 de abril, irão ao ar as inserções de 30 segundos.

Inspiradas numa das grandes paixões dos brasileiros, as peças usam o esporte como alegoria, com um tom positivo e vencedor, com os desafios e conquistas que são característicos da vida do PCdoB e dos brasileiros. O programa de TV vai mostrar que o PCdoB, assim como o povo brasileiro, supera suas dificuldades com luta, garra, dedicação, esforço, liderança, trabalho de equipe. Foi assim que o partido enfrentou as dificuldades para completar os seus 89 anos, da clandestinidade até o governo Dilma.

Para o secretário de Comunicação do Comitê Central, José Reinaldo Carvalho, “o partido transmite, através de linguagem plástica e leve, própria do meio, uma mensagem política clara – o socialismo como rumo, através do caminho da luta pela democracia, os direitos do povo, o progresso social, a soberania nacional e o projeto de desenvolvimento”. Segundo ele, as peças publicitárias vão mostrar que o PCdoB é de luta e tocar num tema “sensível e mobilizador” para os movimentos sindicais e populares – as reformas estruturais – “tão necessárias para o Brasil dar um salto em seu desenvolvimento e assegurar a emancipação nacional e social”.  O secretário de Comunicação do PCdoB diz que aguarda com muita expectativa a receptividade da militância e do público, mas adianta que o partido tem dado “passos consistentes” no profissionalismo e na elevação do padrão estético na confecção das peças de rádio e TV.

Neste paralelo com o esporte e a vida cotidiana, o programa vai refletir a atmosfera de otimismo que tomou conta dos brasileiros desde os governos do presidente Lula. Otimismo que se manifesta na esperança e na luta que trouxeram para o país as Olimpíadas e a Copa do Mundo, que apesar dos agouros diários da velha mídia, vão marcar uma nova etapa do Brasil no cenário internacional.

O programa vai falar das reformas necessárias, que são fundamentais para fazer a nação avançar de verdade. Como não poderia deixar de ser, terá destaque a comemoração do 89º aniversário do PCdoB, com uma linguagem que pretende aproximar o partido dos jovens e se apresentar para o grande público com feição moderna. Tudo isso vai estar condensado na mensagem: PCdoB. O partido do socialismo. Há 89 anos, jogando para o Brasil vencer.

Um programa próprio para o rádio foi produzido, utilizando linguagem adequada ao meio radiofônico.

Todas as peças que irão ao ar a partir desta quinta-feira tiveram a direção artística do publicitário Marcelo Brandão e a coordenação política de Kérisson Lopes, da Comissão Nacional de Comunicação do PCdoB.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A greve dos Professores estaduais continua

Sinproesemma reafirma, em nota oficial, continuidade de greve


SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO MARANHÃO (SINPROESEMMA)

NOTA OFICIAL

Diante de notícias informando que o desembargador Marcelo Carvalho determinou a abusividade da greve dos educadores públicos do Maranhão, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) vem a público para:
1-Informar que oficialmente a entidade não foi notificada da decisão judicial e, assim sendo, a greve continua sem prejuízo para os profissionais da educação;
2-Comunicar que em última instância quem decidirá a continuidade ou interrupção do movimento grevista é a categoria reunida em assembleia geral, como determinam o Estatuto desta entidade, e que estas serão realizadas entre os dias 23 e 25 deste mês;
3-Relembrar que o direito à greve está previsto na Constituição Federal e que o Sinproesemma buscará o caminho da Justiça para reverter a decisão dada em caráter liminar (provisória) e de forma monocrática;
4-Reafirmar a legitimidade do nosso movimento paredista, pois desde 2009, nós, educadores (professores, especialistas e funcionários de escolas), estamos empenhados na definição, aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, necessário ao reconhecimento e valorização do profissional, que pode dar ao ensino público a qualidade que a sociedade maranhense exige e paga por ela;
5-Afirmar que buscar na Justiça a decretação da abusividade de nossa greve é mais uma demonstração de que o governo Roseana Sarney (PMDB/PT) não está interessado nem no diálogo nem na solução dos problemas da educação pública, pois busca o confronto com os educadores, foge do debate na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, impede a realização de audiência pública sobre a questão e se escora em caríssima e mentirosa campanha de mídia;
6-Reafirmar que os educadores e educadoras maranhenses, representados pelo Sinproesemma, estão abertos à negociação e ao diálogo, mas não recuarão diante das ameaças, chantagens e repressão vindas do governo do Estado e continuarão em greve até que o Poder Executivo se disponha a negociar e atender as reivindicações dos trabalhadores.
Educação pública de qualidade só com o estatuto aprovado e o educador valorizado.
A greve continua! Estatuto já!
São Luís, 17 de março de 2011
Sinproesemma
Gestão Unidade pra Lutar

quinta-feira, 17 de março de 2011

Filhos de Sarney são cultuados no Convento das Mercês

Imagens da governadora Roseana Sarney e do empresário Fernando Sarney foram feitas com motivações religiosas e decoram quatro paredes de uma sala localizada no Convento.

"A noviça" Roseana Sarney, "a noviça"
Ed Wilson

Uma sala reservada no Convento das Mercês guarda imagens curiosas sobre o mandonismo da família Sarney no Maranhão. As pinturas feitas com motivações religiosas decoram as quatro paredes do recinto, que tem ao meio uma grande mesa cercada com cadeiras luxousas.

Nas duas imagens acima os irmãos Roseana e Fernando Sarney são retratados, respectivamente, como noviça e evangelizador. As simbologias da faixa e da bíblia dão margem a muitas interpretações sobre o poder no Maranhão.

Várias personalidades do mundo político estadual e nacional foram caricaturadas de bispo, arcebispo, madre-superiora, cardeal etc. Fundador das Organizações Globo, Roberto Marinho tem lugar de destaque na sala secreta.

O Convento das Mercês pertence ao Estado do Maranhão, mas foi tomado por José Sarney para instalar a Fundação da Memória Reúblicana, espécie de museu para o culto à personalidade do ex-presidente.

No convento, Sarney pôs também seu próprio mausoléu.

segunda-feira, 14 de março de 2011

GOVERNO DE ROSEANA: SAMBA, SUOR E CERVEJA

4° Governo de Roseana Sarney tem pouca diferença dos três anteriores. Muita propaganda e poucos resultados reais na aplicação de políticas públicas. A propaganda martela seus objetivos nos desejos coletivos. É em cima das fantasias que Roseana firma suas ações de governo.

Carnaval e São João sempre foram os momentos de maior visibilidade da governadora. Afora estes períodos festivos raras são as oportunidades de vê-la em público. Todas as tarefas são delegadas as eminências de plantão.

A indolência e a preguiça são suas reais características. Pais, irmãos, marido e os mais próximos são testemunhas das dificuldade desde a infância. Mimada e com saúde frágil sempre foi o centro das atenções na família.

O resultado desta mistura explosiva é uma personalidade bipolar, que altera instantes de grande alegria com outros de profunda melancolia. Daí projetos megalomaníacos seguirem-se ao desânimo que lhe prostra no leito por seguidos dias.

O Maranhão não sofre tanto pelas conseqüências da personalidade bipolar de Roseana, mas pela ação dos que conhecem seus mecanismos psicológicos e deles tiram proveito. Influenciar na nomeação ou manutenção de Secretários incompetentes é um exemplo.

De vez enquando ela dá uns murros na mesa e até tabefe em homem. São nestes momentos que Roseana acerta. Quando ela peita irmãos, pai e não escuta amigos que realmente merece ser chamada de governadora. Esse papo de guerreira é ridículo, só serve para inflar o ego.

Mas o momento é de euforia, agora é samba, suor e cerveja. 
 
Do: blog cesar bello

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ressaca da política cantanhedense pós carnaval

Esclareço que muitas das informações sobre a política cantanhedense que posto não são criadas por mim, mas de fontes sérias e da maioria das pessoas envolvidas com a política local.
O comentário que está rolando na cidade tanto da situação, quanto de muitos da oposição é que o ex-prefeito Hildo Rocha não tem mais condições de ganhar uma eleição em Cantanhede. Pois, a sua ideia de lançar um bloco, na sexta-feira, para alegrar seus correligionários teve um péssimo resultado político, tendo em vista, que poucas pessoas participaram e o seguiram atrás do trio elétrico, demonstrando que liderança está em baixa.
Estão chamando o bloco do Hildo Rocha de "Trem da Alegria", pois só tinha criânças. Pelo que parece, ele conseguiu derrobar a tese de Napoleão Bonaparte "coloque uma banda na rua que o povo vai atrás".
No entanto, não acredito que o Hildo está acabado em Cantanhede, na política as coisas mudam muito rápido. Muitos não foram atrás do bloco com medo de se exporem, pois a eleição ainda está muito longe. Além do mais, a Governadora mostrou mais uma vez que apoia Hildo Rocha, mandando uma banda e um trio elétrico para ele fazer a folia de seus aliados.
Mas, o prefeito está querendo tirar todos os aliados do secretário de articulação política, dizem que já acertou com Luiz Filho e que estão avançadas as negociações com o Ronildo.
Maquiável dizia "para derrubar um adversário primeiro derrube os aliados dele e assim o derrubará".
Outro fato comentado na cidade é a saída de Valdomiro Araujo do PT, ele que é presidente do diretório Municipal. Valdomiro é uma pessoa séria e que dedicou muito tempo de sua vida para o Partido dos Trabalhadores, grande aliado do Vereador Gerson jr. Lamentamos pela sua decisão, mas a respeitamos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

As novidades da política cantanhedense

Normalmente a política só esquenta após o carnaval, mas em Cantanhede a semana pré-carnavalesca começou com novidades na politicagem local.

Para começar o Vereador Gerson Jr. rompeu com seu aliado na luta pela mesa diretora da Câmara, o vereador Maciel Veras, atual presidente da casa. Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores em Cantanhede, Valdomiro Araújo, Maciel não cumprir com nenhum acordo firmado, além do mais, aliou-se a Hildo Rocha, deixando o compromisso maior, apoiar Gerson Jr. na sua campanha para prefeito de Cantanhede. Valdomiro relatou ainda que o Maciel não fala com Gerson há mais de um mês, nem mesmo, atende um telefonema seu.


 Este blog recebeu informações de que o empresário Ronildo não mais fará parte da lista de prefeitáveis. Segundo a fonte, Ronildo afirmou que não será candidato, sua mulher também não tentará a reeleição na Câmara e nem apoiará nenhum outro candidato. Pelo relatado, o empresário está muito decepcionado com o secretário de articulação política, Hildo Rocha, que já deu sinais bem claros que a escolhida para representá-lo em Cantanhede será a sua esposa Miriam Rocha, sepultando assim todas expectativas de Ronildo.

Um fato que deixou Ronildo e família chateados foi a organização de vários eventos carnavalescos em Cantanhede pelo grupo do Hildo, aos o empresário nem tinha conhecimento, soube por terceiros. Ronildo tem sido o grande pilar de sustentação do Hildo na cidade, foi quem coordenou a campanha de 2010, se ele não tivesse tomado a frente da nau rochista, com certeza tinham saído com um resultado pífio das urnas. Segundo a mesma fonte, algumas pessoas ligadas a Ronildo teriam perdido cargos no governo da estado, mesmo ele avisando Hildo Rocha que fez-se de desentendido e depois falou que não estava sabendo.

Esses fatos só ajudam o atual prefeito Zé Martinho, pois, sem a força de Ronildo e as últimas dissidências de aliado de Hildo Rocha, o grupo ficará muito reduzido e sem poder de fogo para brigar contra máquina municipal. O rompimento de Gerson Jr. com Maciel Veras, fragiliza muito o primeiro para a disputa.

Portanto, neste momento o Zé Martinho deve está comemorando estes acontecimentos e esperando aliciar outros aliados do Ex-prefeito.