segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Max Barros pode ser candidato único à presidência da Assembléia.

Segundo informações de algumas pessoas com trânsito no Palácio dos Leões o nome de Max Barros está sendo trabalhado para ser candidato único à presidência da Assmbléia Legislativa do Maranhão.
Para Ricardo Murad desistir de ser candidato era preciso um motivo muito forte, e pelos boatos foram dois os motivos: um outro candidato com apoio de Roseana que deve ser Max Barros e sua volta para a secretaria estadual de saúde. Max Barros sempre foi muito ligado à Roseana tanto que ele voltou a secretaria de infraestrutura, portanto um mais forte do que o de Ricardão. Vendo que estava sendo preterido pela Governadora a única coisa que restou a Ricardo foi negociar e lutar para voltar para a pasta da saúde.
Só as próximas horas dirão se o grupo que está com Arnaldo Melo vai se manter ou este foi apenas um artifício que Roseana usou para se livrar do tratorzão, até amanhã teremos respostas definitivas

Ricardo Murad retira candidatura a presidência da Assembléia Legislativa

Ele esteve reunido nesta tarde, no Palácio dos Leões, e agora há pouco anunciou que não será mais candidato a presidente em eleição marcada para esta terça-feira. 

O Imparcial Online
O deputado estadual Ricardo Murad (PMDB) bem que tentou ser o candidato do concenso à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Mas a reviravolta o fez desistir na tarde desta segunda-feira - a eleição está programada para amanhã, mesma data em que assumem os novos parlamentares para legislatura de 2011 a 2014.
 

Essa derrota de Ricardo na Assembléia terá consequência política em Cantanhede, tendo em vista, que o Prefeito Zé Martinho contava com a força de Ricardo para contrapor ao seu adversário, atual Secretário de articulação política, Hildo Rocha. Neste embate, sai ganhando o Ex-prefeito

Baixo-assinado para livrar Sarney do sacrifício de presidir o Senado

Do blog Gonçalves Dias News:
“Não desejava ser presidente do Senado. Estou fazendo com grande sacrifício, mas apenas porque busquei que encontrassem outra solução e, em face do partido não ter encontrado, comuniquei ontem que ele podia e tinha concordância para submeter meu nome à bancada. É uma convocação. Nunca fui presidente do Senado senão por convocação. Nunca por vontade própria”.
A frase acima é do honorável senador José Sarney (PMDB). Coitadinho de velhinho! Vamos liberá-lo do sacrifício de voltar a comandar o Senado.

Nem Ricardo Murad nem Manoel Ribeiro, Arnaldo Melo será Presidente

Nem Ricardo Murad (PMDB) nem Manoel Ribeiro (PTB) para presidente da Assembleia Legislativa. 25 deputados querem o decano da Casa, Arnaldo Melo (PMDB) na presidência do parlamento.
Tanto querem o peemedebista Arnaldo, que desde sábado à noite estão ”hospedados” num hotel fora de São Luís. Pretendem chegar juntos amanhã (dia 1º) para votarem em Arnaldo para presidente da Assembleia.
Dos 25 deputados estaduais, 18 são da base governista, cinco da oposição e dois indecisos. A maioria integra o bloco União Democrática, antigo Bloquinho, que reúne parlamentares eleitos para um primeiro mandato.
O deputado Ricardo Murad já reuniu hoje pela manhã em sua casa com os alguns dos deputados que apóiam a sua candidatura. Um peemedebista que esteve com Murad disse que a situação é “extremamente difícil”. Os deputados Stênio Resende (PMDB) e Rigo Teles (PV) estiveram na casa de Murad.
Murad cancelou o jantar que faria amanhã à noite para os deputados no Espaço Renascença.
Dos 25 deputados que estão na “reunião hoteleira” somente dois falam ao celular. Um deles seria o atual presidente a Casa, Marcelo Tavares (PSB). Os demais parlamentares concordaram deixar os celulares no “cofre” da hospedaria.
Uma das principais insatisfações dos deputados do bloco União Democrática é a indicação de Carlos Filho (PV) para a 1ª secretaria da Mesa Diretora. Edilázio Junior (PV) que integra o bloco também quer a vaga. Porém, essa não é a única.
Conversei ainda pouco, com um assessor do deputado eleito Bira do Pindaré (PT). Ele não confirmou e nem negou se o petista está na “reunião hoteleira”. Confidenciou que Marcelo Ribeiro – filho de Manoel Ribeiro – era um dos emissários de um convite do petebista para uma reunião.
Manoel Ribeiro confirmou na última sexta-feira a sua candidatura para a presidência da Casa. Mas, antes disse que tinha um compromisso com Arnaldo Melo para a 1ª vice-presidência.
Ao que parece, o compromisso com Arnaldo Melo subiu de posto. O Legislativo estadual viverá algumas horas de fortes emoções.
Resta saber quem de um lado e do outro vai sustentar.

sábado, 29 de janeiro de 2011

PCdoB se opõe a ajuste fiscal e propõe reformas estruturais



A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil reuniu-se nesta sexta-feira (28) em São Paulo para atualizar as linhas de atuação no período inicial do governo da presidente Dilma Rousseff e iniciar um debate sobre o reforço do caráter da legenda, como um partido comunista, com projeto socialista claro para o Brasil e de luta pelos direitos do povo brasileiro.


Renato Rabelo conversa com internautas via Twitcam durante intervalo de reunião
O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, destacou na fala de abertura que o novo governo se instalou quando "o mundo vive um momento instável, marcado por profundos desequilíbrios e crise sistêmica do capitalismo”. Nesse quadro, referiu-se ao papel das economias dos países em desenvolvimento, do Bric, da China e do comércio Sul-Sul, como escoadouros mais naturais das mercadorias brasileiras.

O cenário nacional, por sua vez, na opinião do dirigente, é favorável, mas com grandes desafios a enfrentar. Na política, o de manter unida a ampla coalizão e o apoio da base social; na economia, o de manter e elevar a taxa média de crescimento econômico do país; no aspecto social, o de prosseguir a distribuição da renda e, sobretudo, realizar a meta principal anunciada pela presidente de erradicar a miséria.

Referindo-se às novas exigências da situação nacional, do ponto de vista dos comunistas, o presidente do PCdoB levantou duas ordens de questões: em primeiro lugar a solução urgente de problemas cruciais imediatos e em segundo lugar, a necessidade de preparar e realizar reformas estruturais.

Oposição ao ajuste

Quanto à primeira ordem de questões, o presidente do PCdoB foi enfático: “A alta dos juros não pode continuar sendo a única saída para combater a inflação”. Ele também criticou que até agora a equipe econômica não foi capaz de reverter a tendência de sobrevalorização da moeda brasileira, com grande prejuízo para a economia nacional. Destacou também que vê com preocupação que o Brasil, ao invés de intensificar sua transformação em país industrializado, com alto padrão tecnológico, permanece ainda marcando passo na condição de exportador de commodities agrícolas e minerais.

Rabelo criticou duramente as pressões do imperialismo, através do FMI, das classes dominantes, das forças políticas derrotadas nas últimas eleições e da mídia, para que o governo promova um ajuste fiscal que, em sua opinião, “é o caminho mais curto para o país deixar de crescer e entrar em recessão”. Nesse aspecto, o dirigente comunista foi ainda mais enérgico: “Estamos em oposição a tais diretrizes”.

Para ele, “nas definições sobre esses problemas, estão em jogo disputas políticas de grande envergadura, que podem definir o rumo e o caráter do governo Dilma, pressupondo-se que o enfrentamento dos problemas do país suscitará intensa luta de ideias e opiniões dentro e fora do governo, na qual obviamente os comunistas têm inteira liberdade de crítica”.

De conformidade com a linha política e programática do partido, Rabelo reafirmou que “é preciso resolver os grandes problemas nacionais na ótica da soberania nacional, da democracia e do avanço social”.

Como medidas econômicas imediatas, o presidente do PCdoB propôs o estabelecimento de limites e prazos para a entrada e saída de capitais, mais precisamente o controle dos fluxos de capitais; a adoção de algum controle nas remessas de lucros e dividendos para o exterior; a redução da taxa real de juros; o aumento da taxa de investimentos; a elevação real do salário mínimo e o fomento ao consumo de massas. Para ele, se essas medidas não forem tomadas, “o Brasil será sempre atrativo para os especuladores e não sairá do círculo vicioso e perverso do combate à inflação com juros altos e câmbio valorizado”. Essas medidas, em seu conjunto, fazem parte de um esforço para “redirecionar a política macroeconômica”, o que ainda não foi feito devido “aos inarredáveis compromissos com os setores dominantes”.

Reformas estruturais

A segunda ordem de questões diz respeito aos temas cruciais para fazer o Brasil avançar e dar um salto em seu desenvolvimento econômico e progresso social: as reformas estruturais, “sobre as quais o governo nada disse ainda, se vai empreendê-las ou mesmo se estão em seu horizonte”. Na concepção do dirigente comunista, “são reformas estruturais democráticas”.

Citou as mais urgentes: reforma do sistema financeiro para reverter a lógica rentista e favorecer a lógica produtiva; reforma tributária progressiva; reforma urbana; reforma agrária, fortalecendo os pequenos e médios empreendimentos e a agricultura familiar; reforma política e democratização dos meios de comunicação.

Hegemonismo petista

O presidente do PCdoB analisou a conjuntura política em que se constituiu o governo, o balanço de forças no Ministério e no Congresso - destacando que o quadro político é marcado pela hegemonia do PT e por uma aliança básica deste com o PMDB. Da aliança, lembrou, participam também, em posição inferior, outros partidos de esquerda, mas também um amplo espectro de forças de centro.

Para Rabelo, “é preciso instar o PT a concretizar o projeto nacional e democrático de maneira conseqüente”. Mas a questão fundamental a resolver para avançar no rumo democrático, de fortalecimento da soberania nacional e progressista, é “constituir uma maioria de esquerda no Congresso nacional”.

Fortalecimento do PCdoB

É nesse quadro que avulta a importância de fortalecer o Partido Comunista do Brasil. “O PCdoB deve sustentar sua identidade, demarcando claramente as suas fronteiras políticas e ideológicas, em combinação com sua necessária atualização nas condições da época, ousar na formulação e aplicação de uma tática ampla e flexível e ousar lutar”, disse o líder do PCdoB.

Nesse sentido, Rabelo propôs cinco eixos para a atividade partidária no curto prazo: 1) Construir o projeto político-eleitoral para 2012 para avançar na acumulação eleitoral do PCdoB; 2) Mobilizar o movimento social e popular, na defesa dos anseios das massas, em conjunção com a luta política em curso no país por avanços de caráter nacional, democrático e popular; 3) Defender o Programa do PCdoB e se orientar por ele; 4) Organizar e mobilizar o partido pela base e 5) Fortalecer materialmente o partido.

Durante intervalo da reunião, Renato Rabelo aproveitou para debater com internautas, via Twitcam, a conjuntura política nacional.


Da redação, com informações da Secretaria de Comunicação do PCdoB

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Prefeitura de Cantanhede começa o ano com milhões para gastar

O ano de 2011 promete ser de vacas gordas para a Prefeitura de Cantanhede, acessando o site protaldatransparencia.gov.br, vemos que o município deverá receber mais de 3,5 milhões de convêncios com o Governo Federal. Tais como:
        Obra                                                   Valor
Matadouro público                              R$ 585.000,00
Aterro sanitário                                   R$ 500.000,00
Melhoria sanit. domiciliares                  R$ 200.000,00
Construção de escolas                         R$ 890.088,74
Melhoria sanit. domiciliares-PAC         R$ 374.808,00
Construção quadra                              R$ 195.000,00
Melhorias sanit.domiciliares                 R$  250.000,00
Estes são os convênios firmados em 2011, não listei os que já tinham sido liberadas algumas parcelas, como, construção de casas no valor de R$ 500.000,00 que já foram librados 100 mil reais e a construção de uma creche no valor de R$ 597.161,65 dos quais a Prefeitura já recebeu R$ 293.580,82.
Esperamos que estas obras sejam realizadas e possam beneficiar os mais humildes de nossa cidade. Estaremos de prontidão na fiscalização das mesmas, exercendo o controle social.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Em reunião reservada, TCU julga procedente denúncia contra a Fundação José Sarney

Há suspeita de apropriação de patrocínio da Petrobras
Ministério da Cultura deve prestar contas em 60 dias
Em sessão extraordinária reservada, realizada no último dia 19, os ministros do Tribunal de Contas da União consideraram procedente denúncia oferecida em 2009 sobre suposta apropriação por parte da Fundação José Sarney de recursos públicos provenientes de patrocínio da Petrobras (Lei Rouanet).
Foi estipulado o prazo de 60 dias para o Ministério da Cultura "ultimar os procedimentos de apreciação de contas" do Projeto Pronac 05-2866 - Preservação dos Acervos Bibliográfico e Museológico da Fundação José Sarney. O projeto foi aprovado em 2005.
Os autos do TCU (*) deverão ser apensados a novo processo, a partir da prestação de contas pelo Ministério da Cultura.
Há 28 advogados constituídos. Foi retirada a chancela de sigilo.
Em janeiro de 2010, o jornal "O Estado de S.Paulo" revelou que a CGU (Controladoria-Geral da União) encaminhou relatório preliminar ao Ministério da Cultura, informando que a fundação desviara pelo menos R$ 129 mil do R$ 1,3 milhão que recebera em doações de patrocínio da Petrobras.
Segundo a CGU, a Fundação Sarney teria usado notas frias com endereços falsos para justificar os gastos com o dinheiro recebido da estatal.
Na ocasião, a Secretaria Especial de Comunicação do Senado divulgou nota informando que Sarney reafirmava não ter responsabilidade sobre a fundação, pois não faz parte da gestão da entidade.
"O senador espera que a diretoria da instituição dê os esclarecimentos necessários sobre o projeto de patrocínio em foco, e, caso seja procedente qualquer acusação, que os responsáveis sejam punidos na forma da lei", afirmava a nota.
Ainda segundo aquela assessoria, a fundação mantém um acervo pessoal de 50 mil livros, manuscritos de "grandes autores nacionais e estrangeiros", 400 mil documentos históricos e cerca de 4.000 objetos de arte.
Em setembro de 2009, reportagem de Fernanda Odila, da Folha, revelou que o relatório preliminar do TCU sobre os repasses da Petrobras para a Fundação José Sarney aponta "regularidade da conduta da estatal".
"Se há prejuízo ao erário federal, este se refere ao patrimônio da União e não o da Petrobras, sendo o Ministério da Cultura o órgão responsável pela avaliação das contas do ente beneficiário", dizia o TCU.
Naquela ocasião, a Petrobras informou que a fundação comprovou o uso dos recursos com relatórios das atividades e foram cumpridas as contrapartidas, que se limitavam à associação do nome e da marca da estatal ao projeto.
Um mês antes, em discurso no Senado para se defender de várias acusações, Sarney apresentou os estatutos da fundação e afirmou: "Nunca tive nenhuma função administrativa na fundação fundada por mim".
O relator do processo no TCU é o ministro José Múcio Monteiro Filho. Em novembro de 2009, a coluna Painel, da Folha, publicou a seguinte nota, sob o título "Setorista": "Não é apenas o processo sobre patrocínio da Petrobras à Fundação Sarney que José Múcio relatará no TCU. Dado o loteamento de temas vigente no tribunal, o ex-articulador político do Planalto cuidará de todos os casos relativos ao Maranhão".
Há suspeita de apropriação de patrocínio da Petrobras
Ministério da Cultura deve prestar contas em 60 dias
Em sessão extraordinária reservada, realizada no último dia 19, os ministros do Tribunal de Contas da União consideraram procedente denúncia oferecida em 2009 sobre suposta apropriação por parte da Fundação José Sarney de recursos públicos provenientes de patrocínio da Petrobras (Lei Rouanet).
Foi estipulado o prazo de 60 dias para o Ministério da Cultura "ultimar os procedimentos de apreciação de contas" do Projeto Pronac 05-2866 - Preservação dos Acervos Bibliográfico e Museológico da Fundação José Sarney. O projeto foi aprovado em 2005.
Os autos do TCU (*) deverão ser apensados a novo processo, a partir da prestação de contas pelo Ministério da Cultura.
Há 28 advogados constituídos. Foi retirada a chancela de sigilo.
Em janeiro de 2010, o jornal "O Estado de S.Paulo" revelou que a CGU (Controladoria-Geral da União) encaminhou relatório preliminar ao Ministério da Cultura, informando que a fundação desviara pelo menos R$ 129 mil do R$ 1,3 milhão que recebera em doações de patrocínio da Petrobras.
Segundo a CGU, a Fundação Sarney teria usado notas frias com endereços falsos para justificar os gastos com o dinheiro recebido da estatal.
Na ocasião, a Secretaria Especial de Comunicação do Senado divulgou nota informando que Sarney reafirmava não ter responsabilidade sobre a fundação, pois não faz parte da gestão da entidade.
"O senador espera que a diretoria da instituição dê os esclarecimentos necessários sobre o projeto de patrocínio em foco, e, caso seja procedente qualquer acusação, que os responsáveis sejam punidos na forma da lei", afirmava a nota.
Ainda segundo aquela assessoria, a fundação mantém um acervo pessoal de 50 mil livros, manuscritos de "grandes autores nacionais e estrangeiros", 400 mil documentos históricos e cerca de 4.000 objetos de arte.
Em setembro de 2009, reportagem de Fernanda Odila, da Folha, revelou que o relatório preliminar do TCU sobre os repasses da Petrobras para a Fundação José Sarney aponta "regularidade da conduta da estatal".
"Se há prejuízo ao erário federal, este se refere ao patrimônio da União e não o da Petrobras, sendo o Ministério da Cultura o órgão responsável pela avaliação das contas do ente beneficiário", dizia o TCU.
Naquela ocasião, a Petrobras informou que a fundação comprovou o uso dos recursos com relatórios das atividades e foram cumpridas as contrapartidas, que se limitavam à associação do nome e da marca da estatal ao projeto.
Um mês antes, em discurso no Senado para se defender de várias acusações, Sarney apresentou os estatutos da fundação e afirmou: "Nunca tive nenhuma função administrativa na fundação fundada por mim".
O relator do processo no TCU é o ministro José Múcio Monteiro Filho. Em novembro de 2009, a coluna Painel, da Folha, publicou a seguinte nota, sob o título "Setorista": "Não é apenas o processo sobre patrocínio da Petrobras à Fundação Sarney que José Múcio relatará no TCU. Dado o loteamento de temas vigente no tribunal, o ex-articulador político do Planalto cuidará de todos os casos relativos ao Maranhão".

Ministra suspende emissão de carteiras de pescador até 31 de dezembro de 2011

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, informou  que as entregas de carteiras para pescadores em todo o país estão suspensas até o dia 31 de dezembro de 2011.
E mais: que 13 mil carteiras foram cassadas. Com a medida, pretende combater a fraude no Seguro Defeso, verba concedida de um salário mínimo por mês, durante 120 dias,  a cada pescador durante a piracema, época de reprodução dos peixes em que a pesca não é permitida.
A ministra anunciou um novo cadastramento de pescadores artesanais para que  as carteiras de pescador profissional possam ser concedidas.
Salvatti quer maior controle nos registros e na liberação do Seguro Defeso. A fraude campeia em todo o país e tem ajudado a eleger deputados federais, estaduais e prefeitos.
Matéria publicada hoje na Folha.com informa que com o intuito de coibir irregularidades, a ministra disse que já pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) o cruzamento dos dados do Seguro Defeso com o cadastro do Programa Bolsa Família.
“É uma operação de saneamento efetivo, um pente fino no registro e pagamento de benefícios”, disse Ideli Salvatti. “Já descobrimos, por exemplo, que na cidade de Salvaterra, no Pará, que tem cerca de 18 mil habitantes, há 11 mil carteirinhas de pescador. É impossível, a não ser que [a população] já nascesse pescando”.
No Maranhão, a Polícia Federal, atendendo determinação da Justiça Federal, investigou a liberação do Seguro Defeso e constatou que a maior parte dos beneficiados não conhece sequer o anzol. São comerciantes, políticos, empregadas domésticas e outros no que foram visgados pelo anzol da PF (veja aqui).
Existem cidades maranhense que não têm um rio, mar e riacho, em que as colônias ou sindicatos de pescadores ostentam números expresivos dos que dizem viver da pesca.
Em menos de três anos, o número de pescadores dobrou no Maranhão saltando para 90 mil. Em todo o país, segundo levantamento do ministério, são 470 mil pescadores. A maior parte, pescadores de aquário.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aliado de Sarney, Silas Rondeau, virou alvo central da Polícia Federal

O ex-ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) virou um dos alvos centrais do Ministério Público Federal e da Polícia Federal na Operação Faktor (ex-Boi Barrica).
Investigadores encarregados do caso ouvidos pela Folha afirmam já ter elementos para indiciá-lo sob a suspeita de tráfico de influência em estatais na área de energia, incluindo a Petrobras.
Apadrinhado do senador José Sarney (PMDB-AP), Rondeau ocupa desde 2006 uma cadeira no Conselho de Administração da companhia petrolífera na cota do governo --a presidente Dilma o manteve no cargo.
O ex-ministro recebe R$ 6.670 mensais para participar de uma reunião por mês na estatal. A Folha deixou recados na casa e no escritório de Rondeau, mas ele não ligou de volta.
O nome do ex-ministro já havia aparecido numa primeira fase da operação, mas não como um dos focos principais da investigação.
A PF reuniu uma série de documentos e gravou, com autorização da Justiça, conversas de terceiros que citam a participação do ex-ministro em episódios que caracterizariam o tráfico de influência na Petrobras.
Com base no material apreendido, a PF e o Ministério Público iniciaram uma nova etapa da Faktor no final do ano passado e aprofundaram a investigação sobre o papel de Rondeau nos negócios que envolvem o grupo do empresário Fernando Sarney, filho do senador e principal alvo da operação.
De acordo com a investigação, o ex-ministro tem prestado consultoria na área de energia eólica, ramo em que a Petrobras planeja ampliar seus investimentos.
No inquérito, os policiais afirmam que Rondeau "figura como sócio oculto" de escritórios de consultoria para "mascarar" o recebimento de recursos por serviços prestados a empresas privadas.
"Vou estar com o Silas na terça. Vocês vão ver só uma coisa. Ah, p., ele é do conselho da Petrobras. Vocês vão ver", diz Flávio Lima, empresário ligado a Fernando Sarney e também investigado na Faktor, numa das conversas gravadas pela PF.
No diálogo, Lima cobrava R$ 160 mil de uma empresa.
A Faktor é a terceira operação da PF em que Rondeau figura entre os suspeitos de corrupção e desvio de recursos públicos.
Ele foi obrigado a abandonar a pasta de Minas e Energia em 2007, acusado de receber R$ 100 mil em propina para favorecer empresas privadas em obras federais.
Em 2008, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o ex-ministro por corrupção e formação de quadrilha.
O nome de Rondeau surgiu também na operação Castelo de Areia.
A PF apreendeu um manuscrito que registra o pagamento de R$ 300 mil ao lado da inscrição "Ex. Min. Sil". Segundo a PF, "ao que tudo indica", trata-se de Rondeau.
Num primeiro momento da Faktor, a PF concentrou a investigação em transações do grupo de Fernando Sarney com o setor público.
Ele foi indiciado sob a acusação de formação de quadrilha e falsidade ideológica, entre outros crimes. Na segunda etapa, indiciado sob acusação de evasão de divisas. Ele nega as acusações.


ZÈ GALINHA

Humor
Por: Isnande Barros
Certo dia Zé foi dormir.
Deu boa noite a sua mulher, e dormiu. 
Quando acorda, Zé se sente leve demais, olha pra frente e dá de cara 
com um sujeito barbudo e pergunta:  
- Ei... Quem é você?? O que tá fazendo no meu quarto? 
- Eu sou São Pedro e você não está no seu quarto, está no céu.
Zé fica desesperado: 
- NÃO é possível, eu não posso morrer!! Por favor São Pedro, faça-me voltar!  
- Meu filho, você só poderá voltar se for na forma de cadela ou galinha. 
Zé fica pensativo ... 
"Cadela é foda, na época do cio vários cachorros trçam ela, já a galinha...
eu nunca vi pinto de galo, deve ser pequeno..." e responde rapidamente:  
- Eu quero voltar como galinha! 
Num piscar de olhos...BUUUMMM! 
Zé se vê num galinheiro,olha para si e tem a confirmação: 
- CARAMBA!!! Virei galinha! 
Quando Zé olha pra frente,vê o galo vindo na sua direção:  
- Putz! O que que eu faço agora? 
E o galo pergunta: 
- Você é nova aqui no galinheiro, certo? 
- Sim, sou. 
- Bom... aqui só tem duas opções...ou você vai para a ala das reprodutoras ou
para a ala das poedeiras.
Zé pensa ..."Se eu for para a ala da reprodução vou ter que dar para esse fdp. 
Mas também não sei botar ovo..." 
- Bom, seu galo... eu não sei botar ovo! 
E o galo prontamente se dispõe a ensinar ao Zé (a galinha) a botar ovo:  
- Bom... o negócio é o seguinte...senta aí, levanta a asinha esquerda duas vezes e faz cocorocó.
Zé segue os passos que o galo lhe ensina e... PLOC, sai um ovinho... Zé se empolga. 
Tenta mais uma vez e.... PLOC, sai outro ovinho.  
- Pô! Tô começando a ficar bom nesse negócio!! 
Quando Zé começa a botar outro ovinho, ouve o grito da sua mulher: 
- PORRA, ZÉÉÉÉ!!! ACORDA, SEU CACHACEIRO ... BÊBADO SEM VERGONHA... 
TÚ TÁ CAGANDO A CAMA TODA, SEU FDP.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Estrelismo ou irresponsabilidade de médico plantonista em Cantanhede

Por volta das quatro horas desta madrugada o telefone toca, do outro lado uma amiga pedindo para levarmos o esposo dela ao hospital(provisório), ele passou a noite toda com febre e dores pelo corpo todo, mesmo tomado dipirona e outro medicamentos a enfermidade permaneceu. Ao chegarmos no hospital foi encaminhado à emergência fez-se os procedimentos documentais, a atendente foi chamar o médico de plantão, a partir destes momento começaram os problemas: a técnica voltou e falou para o paciente(cliente) tomar dipirona, ou seja, o médico nem se quer viu ou ouviu o cliente e já diagnosticou a sua doença, um verdadeiro adivinho, um super astro da medicina, sabe qual o problema do paciente sem nem ouví-lo. Mas o pior foi ouvir o que a enfermeira falou, que o doutor não vinha porque acabará de deitar.
Perguntamos qual o dever do médico plantonista, não é atender todos que chegarem ao hospital independente da hora? Ou o doutor só atende quando quer?
A minha amiga que é agente de saúde informou que ia denunciar para a Secretaria de saúde este descaso, rapidamente a enfermeira foi ao local em que o dito médico se encontrava, ele mandou dizer que já vinha atender, transtornada com o desrespeito, ela pediu para levarmos para outro local em que seu esposo  pudesse ser atendido.
Quando nos lembramos do valor que este médico recebe para agir desta forma nos revoltamos, algo em torno de R$ 30.000,00, isto mesmo, trinta mil reais. Mas, quando precisamos de seus serviços se for em um "horário inadequado" teremos este tratamento, e segundo vários relatos está conduta é corriqueira naquele hospital.
Senhora secretaria de saúde pedimos que você convença os doutores da importância da humanização no atendimento dos clientes, que estes atos de irresponsabilidade não se repitam mais. Contamos com a sua determinação em solucionar estes problemas.
Fica a nossa contribuição e o nosso repúdio neste caso.

Banda podre do PT maranhense comça aloprar

Uma pena que os primeiros escândalos do governo de Roseana Sarney comecem com os "petistas" que ela conseguiu cooptar. Primeiro foram os da Educação com Anselmo Raposo, agora vêm as denúncias da FAPEMA que envolvem os principais assessores do vice governador Washington Luís.

Essa turma que vendeu o PT pra Roseana nos envergonha a todos. Na verdade venderam a sigla, vale lembrar que a maioria absoluta dos militantes petistas, os principais dirigentes estadual e os deputados Domingos Dutra e Bira do Pindaré apoiaram Flávio Dino pra governador e fazem oposição a esse governo.

Sem contar com Imperatriz onde 100% do corpo dirigente faz oposição à oligarquia. Infelizmente aqui temos um vereador traidor, Chagão do Açougue, que nada tem de petista, mas foi eleito pela sigla e já se debandou.
 
Do: carloshermes.blogspot.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Globo - No WikiLeaks: Roseana Sarney fez operações secretas em paraísos fiscais, diz executivo suíço

Por Jailton de Carvalho - O Globo, 20/01/2011

BRASÍLIA - Documentos em poder do executivo suíço Rudolf Elmer mostram que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o marido dela, Jorge Murad, fizeram operações secretas no banco Julius Baer, nas Ilhas do Canal e Ilhas Virgens, dois dos mais conhecidos paraísos fiscais. Na última segunda-feira, Elmer entregou parte dos papéis, uma lista com nomes de dois mil empresários e políticos acusados de movimentação de dinheiro de origem suspeita, ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange. Para Elmer, essa seria uma forma de combater a sonegação, a corrupção e a lavagem de dinheiro em âmbito internacional. Ele foi preso na última quarta-feira sob acusação de quebra de sigilo bancário.

Na relação, obtida pelo GLOBO antes de o material ser encaminhado ao WikiLeaks, constam ainda os nomes de outros brasileiros e de empresários e políticos de outros países. Numa entrevista em Londres, logo depois de receber a lista de Elmer, Assange disse que iria repassar o material para o "Financial Times" e para a "Bloomberg".

Roseana e Murad: emissários de depósito de US$ 10 mil

Os nomes de Roseana e Jorge Murad aparecem associados à Coronado Trust-JBTC, que seria administrada pelo também brasileiro Joseph Brafman. Na lista de Rudolf, Roseana e Murad aparecem como emissários de um depósito de US$ 10 mil.

A transação foi feita numa operação triangular com a Totar Business Corporation, empresa aberta nas Ilhas Virgens para gerenciar a Coronado Trust e, com isso, dificultar ainda mais a identificação dos verdadeiros donos do negócio.

O repasse foi registrado em 27 de setembro de 1993. Roseana e Murad fundaram a Coronado Trust em 1993 e a mantiveram aberta até 1999. Trust é uma espécie de contrato que dá ao titular poderes para fazer movimentações financeiras e patrimoniais em nome de terceiros.

Entre os brasileiros da lista de Elmer estão ainda Luiz Fernando da Cruz Secco e Sônia Silva da Cruz Secco, destinatários de US$ 900 mil. Os dois são do Rio de Janeiro. Aparece também o nome da Fabus Foundation, cujo contato é José Diniz de Souza, também beneficiário de US$ 900 mil. Pelos documentos, a Foundation tem sede em Campinas. Na lista constam ainda nomes de americanos, ingleses, alemães, espanhóis, árabes, chineses, canadenses, argentinos, gregos, irlandeses, libaneses, mexicanos, malteses, peruanos e suíços, entre outros.

Rudolf Elmer tem dito que decidiu vazar os documentos para coibir a sonegação, a lavagem e a corrupção que, para ele, seriam acobertadas em parte por regras do sistema financeiro que opera em paraísos fiscais. Ele trabalhou na sede do banco, na Suíça, e depois chefiou as operações da instituição nas Ilhas Cayman. Num determinado momento, entrou em choque com a empresa e decidiu vazar um dos segredos mais cobiçados: a movimentação de dinheiro de quem tenta pagar menos impostos, esconder patrimônio ou simplesmente escapar de investigações fiscais ou criminais.

Trust teria sido mantida sem movimentação

Procurados pelo GLOBO, Roseana e Jorge Murad confirmaram a existência da Coronado Trust. Segundo o advogado da governadora, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Murad decidiu abrir a Trust no início da década de 90 para proteger o patrimônio. Naquele período, ele teve uma filha numa relação fora do casamento. O advogado disse, no entanto, que a Trust não recebeu ou repassou dinheiro a partir do Julius Baer. Ela teria sido mantida por seis anos sem qualquer movimentação.

- O depósito (que aparece no arquivo de Elmer) foi apenas para custear as despesas da própria Trust - disse Kakay.

Em dezembro do ano passado, Kakay se reuniu com dirigentes do banco Julius Baer na Suíça e obteve uma declaração de que a Coronado não recebeu recursos da Totar. O GLOBO tentou, sem sucesso, localizar Joseph Brafman. O advogado enviou nesta quarta-feira uma mensagem aos defensores de Assange alertando para o risco de divulgação de informações equivocadas sobre Roseana Sarney.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Assim caminha a Segurança no Maranhão


Vendida como joia rara de Roseana no horário eleitoral, a Segurança Pública no Maranhão é hoje o retrato do pouco caso com que a governadora trata as questões que afligem a população. As viaturas adquiridas para dar combate ao crime e que funcionaram tão-somente no período eleitoral como outdoors móveis a serviço da candidatura oficial praticamente sumiram de circulação. Ao que se sabe, falta combustível, falta manutenção e sobra desleixo no trato da coisa pública. Aliás, restam também notícias guardadas “a sete chaves” sobre um suposto nebuloso episódio de corrupção envolvendo a aquisição dessa monumental frota. Enquanto isso, a escalada da violência segue seu curso devida e convenientemente mascarado ou ocultado pela força do poder dos meios de comunicação da governadora que cuidam da divulgação sempre positiva de um “governo virtual” que, no dizer de Cafeteira, “se acaba assim que desligamos a TV”. Até um moderníssimo helicóptero dotado de sensor de temperatura capaz de localizar um bandido pelo ‘calor’ do seu corpo foi entregue à Polícia com ‘pompa e circunstância’. Não se tem notícias até o momento dos resultados práticos decorrentes do uso de tal equipamento, mas a julgar pela ‘frieza’ com que costumam agir os facínoras não é difícil prever-se a inutilidade da engenhoca. Enquanto isso, as delegacias de Polícia, principalmente as do interior, além do crônico problema da superlotação que enfrentam sobrevivem à custa da caridade pública. Em Pinheiro, preocupados com a situação caótica da Segurança, alguns juízes estão contribuindo para equipar a delegacia local com o mínimo necessário ao seu funcionamento através de doações de impressoras e até aparelhos de ar condicionado obtidos mediante a aplicação de penas alternativas. Não obstante a nobreza do ato desses diligentes magistrados, não deixa de ser vergonhoso para quem anuncia pretender fazer “o melhor governo da sua vida”, começar estendendo a mão à caridade do judiciário. Há que se registrar, contudo, até por uma questão de justiça, a atuação de bons policiais que não hesitam em driblar a adversidade, para, a duras penas e muitas vezes com o sacrifício da própria vida, cumprirem sua missão de garantir segurança à sociedade. Em Cururupu, palco e cenário de uma revolta popular motivada pelo clima de violência que se instalou na cidade, que resultou na destruição do prédio da delegacia de Polícia e prisão de mais de 80 pessoas há dois anos, é um exemplo disso. O trabalho diuturno conduzido pelo delegado Danilo Gonçalves vem produzindo visível declínio na criminalidade, fato reconhecido pela grande maioria da população. Uma esforçada equipe de agentes e investigadores formada pelos policiais: Helen, Augusto Filho, Celson, Henrique, Emerson e Renato Tavares dão o suporte às operações, que, não raro, costumam se estender até alta madrugada objetivando garantir tranqüilidade à população e retirar de circulação quem tem contas a acertar com a Justiça. Um exemplo de como um bom policial verdadeiramente comprometido com sua missão é capaz de superar dificuldades e apresentar resultados positivos a tantos que dependem do sucesso do seu trabalho numa questão cruciante que é a segurança.
(J. Canavieira)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Salário de Roseana é 1.741 vezes inferior aos gastos de campanha

A governadora Roseana Sarney (PMDB) passa a receber mensalmente R$ 14.409,95 (quatorze mil, quatrocentos e nove reais e noventa e cinco centavos) de salário. O valor foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição do dia 10 de janeiro de 2011.
A Lei Nº. 9.328, publicizada no D.O, fixa ainda os salários do vice-governador e secretários de estado para o exercício de 2011.
O Vice Washington Luiz (PT) receberá R$ 12.747,26 (doze mil, setecentos e quarenta e sete reais e vinte e seis centavos). Já os Secretários de Estado R$ 9.800,00 (nove mil e oitocentos reais) cada um.
Durante os quatros anos do seu quarto mandato à frente do governo do Maranhão, Roseana acumulará de salário o montante de R$ 691.677,6 reais.
Algo ínfimo diante do seu patrimônio – em torno de R$ 7,84 milhões – declarados ao Tribunal Superior Eleitoral, entre os quais ações, terrenos, linhas telefônicas, apartamento, jóias, veículos e diversos bens imóveis.
Aos 57 anos de idade, com esse salário a filha do senador José Sarney levaria 142 anos para repor os R$ 24,4 milhões gastos durante o primeiro turno da campanha eleitoral que a reelegeu.
A renda mensal de Roseana é, por exemplo, 1.741 vezes inferior ao investimento feito para conquistar 50,08% dos votos na corrida eleitoral. Um “prejuízo” e tanto para a família Sarney…

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Péssimos administradores querem comandar a Famem

Os dois prefeitos candidatos a presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, de Itapecuru-mirim e José Mário, de São João dos Patos mantém suas prefeituras inadimplentes com o Tesouro Nacional.
Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) tanto a prefeitura de Itapecuru quanto a de São João dos Patos possuem irregularidades nas prestações de contas e execuções dos convênios com o Governo Federal.
Nessa disputa Júnior Marreca está na frente de José Mário. A gestão de Itapecuru tem seis convênios com irregularidades. Já, o governo de São João dos Patos possui duas pendências com o Governo Federal.
O prefeito Júnior Marreca não executou os convênios firmados com os Ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário (dois em cada) e não apresentou a documentação regular de dois convênios com a Fundação Nacional de Saúde (FNS).
Já, o prefeito José Mário teve a prestação de contas de um convênio com o Fundo Nacional de Saúde e faltou apresentar documentos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  
Um dos convênios do Ministério o Turismo com a prefeitura de Itapecuru era para pavimentação de ruas no valor de R$ 633.750,00. Em São João Patos um dos convênios era para a construção de uma de Unidade Básica de Saúde no valor de R$ 250 mil.
A presidência da Famem estará em boas mãos…

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nota de repúdio



COMITÊ ROSARIENSE DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE
NOTA DE REPÚDIO

O Comitê Rosariense de Defesa do Meio Ambiente, manifesta seu repúdio pela atitude antiética e ditatorial do prefeito de Rosário, Marconi Bimba Carvalho de Aquino, que na segunda-feira (10) invadiu a emissora de rádio, Rosário FM, acompanhado do procurador do Município, João Gabina; do secretário de Meio Ambiente, Renato Waquim; e dos vereadores Jardson Frazão e Magno Nazar, durante o programa “100% Vida”, apresentado pelo locutor Jerffeson de Jesus, na tentativa de intimidar o radialista que reproduzia, no ar, matérias do Portal O Quarto Poder, que denunciavam irregularidades na administração Marconi Bimba.
O episódio protagonizado por Marconi Bimba envergonha toda a sociedade Rosariense, inclusive, a classe política local. Não podemos deixar que a democracia e a liberdade de expressão sejam tolhidas, pela velha prática do coronelismo desenfreado somente existente na ideologia do prefeito de Rosário.
Repudiamos quaisquer  atos que atentem contra a liberdade de imprensa, garantida na Constituição Federal Brasileira em seu estado democrático de direito. A manifestação livre de opiniões, de idéias e de pensamentos é um conceito basilar nas democracias modernas e o Comitê Rosariense de Defesa do Meio Ambiente condena todo e qualquer tipo de censura seja ela velada ou explícita, do conteúdo jornalístico divulgado pelo Portal O Quarto Poder, ou pelo radialista Jerffeson de Jesus, entendendo que ações dessa natureza são contrárias aos pilares fundamentais de uma sociedade moderna e evoluída.

São Luís, 11 de janeiro de 2011
À diretoria

Tragédia no Rio de Janeiro

atualizado às 22h00
A tragédia causada por deslizamentos de terra matou pelo menos 257 pessoas na Região Serrana do Rio de Janeiro, em dados atualizados até às 22h desta quarta-feira. O último boletim divulgado pela Defesa Civil de Teresópolis falava em 130 mortos, mas esse número deve subir, já que há ainda muitos desaparecidos.

  • Veja as imagens do desastre

  • Os municípios de Nova Friburgo e Petrópolis também sofreram graves consequência das fortes chuvas, com 107 e 20 já confirmadas, respectivamente, de acordo com a Defesa Civil.
    Assim, somando-se aos 130 de Teresópolis, são 257 mortes já confirmadas na Região Serrana do Rio de Janeiro.
  • Marinha auxilia no resgate

  • Em busca de sobreviventes, a Defesa Civil mantém cerca de 800 homens nos bairros mais atingidos pela chuva. O prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, admitiu que o número de vítimas pode subir, pois as equipes de socorro ainda não conseguiram chegar a alguns locais de difícil acesso, devastados por enxurradas e desmoronamentos.
    Imagens de TV mostraram ruas tomadas pela água e várias casas totalmente soterradas pela lama que desmoronou de encostas em Teresópolis. A prefeitura da cidade decretou estado de calamidade pública e estima que o número de desabrigados já passa de mil pessoas. A área mais atingida é a periferia do município. O governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), pediu aeronaves à Marinha para facilitar o deslocamento de bombeiros e outros integrantes de equipes de resgate. Todas as secretarias estaduais foram mobilizadas para atender as vítimas e reparar as áreas devastadas.

    Bombeiros soterrados
    Em Nova Friburgo, um prédio de três andares desabou e matou uma criança, um idoso e um bebê. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi soterrada quando tentava realizar um salvamento.
    "Infelizmente temos três bombeiros entre as vítima. Choveu muito forte e a situação está intensa", disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado. Há ainda um quarto bombeiro desaparecido.
    Muitas pessoas estão ilhadas nas cidades devido ao alto nível das águas que cobriram ruas e avenidas. Vários bairros estão sem luz e telefone. "A situação aqui em Friburgo é caótica. As pessoas estão sem poder se locomover. Está terrível, o Rio Bengala transbordou e várias pontes desabaram", disse um bombeiro da cidade à Reuters.
    O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, foi à Região Serrana para prestar apoio e solidariedade aos moradores. Ele sobrevoou as cidades para acompanhar de perto os estragos provocados pela chuva. "O quadro é triste e desesperador", avaliou o vice-governador.
    De acordo com o senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vai visitar a região serrana ainda nesta quarta-feira para avaliar os danos e oferecer o apoio que for necessário por parte do governo federal.
    As mortes no Rio acontecem um dia depois das fortes chuvas que deixaram pelo menos 13 mortos no Estado de São Paulo. As chuvas no Sudeste já prejudicam a região desde meados de outubro do ano passado, com alto índice de mortos e feridos, principalmente em dezembro. Minas Gerais registrou 16 mortes em decorrência das chuvas desde novembro, enquanto o Espírito Santo divulgou cinco mortes, segundo as Defesas Civis Estaduais.
    Previsão de mais chuva
    A situação na região serrana do Rio pode se agravar. De acordo com a previsão do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), há condições para chuva ainda hoje no local. O tempo fica de nublado a encoberto, com chuvas e possíveis trovoadas. Na capital fluminense, também há previsão de chuva e tempo nublado. No litoral sul do Rio, na região de Angra dos Reis, há previsão de chuva de intensidade forte a moderada.

    segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

    Cantanhede poderá ter duas escolas de tempo integral

    Prefeitos de 1.499 municípios com baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e o governador do Distrito Federal têm prazo até 28 de fevereiro para aderir ao programa Mais Educação. As escolas públicas atendidas recebem recursos do Ministério da Educação para oferecer educação integral


    A ampliação da educação integral, iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, será possível em escolas que aderiram ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), naquelas situadas em municípios com mais de 18 mil habitantes e nas que tiveram avaliação insuficiente — até 3,8 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,2 pontos nos anos finais — no Ideb em 2009. A escala do Ideb vai até 10 pontos.

    Cantanhede tem duas escolas selecionadas, a Escola Municipal Prof. José de Melo e Silva e o Centro de Getúlio Vargas, estadual. Mas o Getúlio Vargas terá dificuldades para se adequar, pois está voltado para o ensino médio e não tempo espaço suficiente para trabalhar o dia todo só com o ensino fundamental.

    Já a Escola José de Melo tem tudo para ser agraciada, basta para isso vontade de nossas autoridades, a população aguarda com esperança que se consiga este.

    A modalidade de ensino de forma integral é a esperança do Governo Federal para melhorar a educação de nosso País, com certeza, é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento dos estudantes, já que os mesmos passam mais tempo na escola, participam tanto das atividades propedêuticas normais como de ativadades esportivas, necessárias para o desenvolvimento das crianças.

    Mais informações acesse: http://www.mec.gov.br/, em notícias, prazo para adesão de programa do MEC vai até dia 28

    sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

    Chutes na canela

    Postado por       JM Cunha Santos


    Estava lembrando uma manchete de capa, da Veja ou Isto É: “O Governo é o culpado da morte de Vlado Herzog”. E agora o mea culpa do presidente Raimundo Monteiro: O PT é o culpado da eleição de Roseana Sarney.
    Décadas de luta. Pessoas presas, estudantes perseguidos e vigiados, lideranças sufocadas, ações populares na Justiça, lavradores mortos e torturados e o PT, apenas para garantir um mandato para Washington e duas Secretarias que não servem a coisa nenhuma deu um chute na canela do povo. Fratura exposta e purulenta.
    Décadas de luta. Pelo direito à moradia, pela anistia, contra o desemprego, contra a corrupção, pela liberdade sindical, em favor dos menores abandonados, contra a expulsão do homem do campo e a grilagem. Muito suor e sangue deixado no caminho e o Partido dos Trabalhadores se vendeu pelos 30 dinheiros da Besta do Apocalipse. Agora lamenta. Não a desgraça do povo, mas sua própria desgraça e humilhação.
    É na Inglaterra que acontece todos os anos o campeonato de chute na canela. Vence quem derrubar o maior número de adversários. O PT está de canelas roxas, mas não cai. Fica ali, babando, pedindo arrego, puxando saco, implorando espaço, alisando os ossos, choramingando trocos e esmolas. “Nós elegemos Roseana”! Triste fim de Policarpo Quaresma. A confissão de um crime é a moeda de troca para alojar petistas em cargos e sub-cargos comissionados de R$ 1.000,00 por mês.
    Washington não apita mais nada. Mas paga alto para que blogueiros ligados ao poder afirmem que ele tem influência no Governo. Enquanto isso a ala Sempre PT se movimenta em busca de cargos. Esta é uma ala mais próxima do velho Sarney, diferente do PT de Luís Fernando e do PT de Jorge Murad. Não vão levar nada, a não ser outro chute na canela. Mas eles já não sentem dor.

    Policial Militar é baleado em confronto com traficantes

    Na noite desta quinta-feira, 06/01, o Comandante do destacamento da Polícia Militar em Cantanhede, Sargento Filho foi baleado em confronto com traficantes, segundo informações o ferimento foi na altura do abdomem, o policial foi transferida para São Luís.
    Este fato demonstra a a grandeza da insegurança de nossa cidade, assim como também do Estado maranhense. As autoridades foram e continuam sendo muito omissas, todos sabemos quem são os traficantes de Cantanhede, mas nada se faz para combatê-los, agora eles estão tomando de conta da cidade. Um munícipio igual a Cantanhede não era para ser tão insegura, somos uma pequena cidade, com pouco mais de 20 mil habitantes, temos Fórum, portanto Juiz e Promotor, Delegado de carreira, agentes da polícia civil e polícia militar e até guarda municipal, mas pela situação essas autoridades não trabalham em conjunto o que contribui para esta situação lamentável que vivemos.

    Esperamos que após este fato as autoridades assumam suas responsabilidades e sejam rigorosas e possam melhorar a segurança de nossa cidade.

    quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

    Olga Simão assume educação e não será provisória.

     Em uma solenidade bastante concorrida, na tarde desta quarta-feira (05) na secretaria de Educação (SEDUC), Olga Simão foi reconduzida a secretária de Educação do governo do Maranhão.
    A solenidade realizada no auditório da Superintendência de Recursos Humanos foi comandada pelo secretário Chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney. Estiveram presentes ainda outros secretários estaduais, reitores das Universidades Federal do Maranhão (UFMA) e Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA); prefeitos, deputados federais e estaduais, professores e funcionários da SEDUC.
    O secretário Luís Fernando Silva teceu vários elogios a Olga Simão e garantiu que a Educação está entregue em boas mãos. “A Olga é uma técnica extremamente competente e a escolha foi acertada. Ou mudamos o rumo da educação do nosso Estado ou nunca teremos o Maranhão dos nossos sonhos. e sei que neste desafio o Maranhão sairá vitorioso e a Olga tem as características fundamentais para dirigir a educação do Maranhão” afirmou.
    A secretária Olga Simão fez questão de agradecer a confiança da governadora e solicitou a união de todos para uma boa gestão na SEDUC. “É uma responsabilidade grande, mas faremos de tudo e com o apoio de todos ajudaremos a governadora Roseana Sarney a fazer o melhor governo da sua vida e a Educação vai contribuir para que isso aconteça” disse.
    Olga Simão ainda destacou a importância do professor nesse contexto de mudança na Educação do Maranhão. “O professor será sempre nossa peça fundamental e de nós receberá toda atenção possível” finalizou.
    A ausência notada foi do vice-governador Washington Oliveira, afinal a pasta pertencia a cota do PT, mas pelo que se pode constatar é que a permanência dita “temporária” de Olga Simão a frente da Educação está descartada. A gestora da pasta demonstrou força política junto ao staff do governo do Estado e dependerá apenas de sua competência e de resultados para permanecer durante os quatro anos na secretaria.
    Sendo assim, ou o PT prepara a ficha de filiação de Olga Simão ou terá que procurar uma nova pasta para reivindicar junto a governadora Roseana Sarney.

    Vergonha: o Maranhão tem o pior indíce policial por habitantes do Brasil

    O secretário de Segurança Pública, Aluízio Mendes, reconheceu ontem, durante entrevista ao programa Abrindo o Verbo, da Mirante AM, apresentado pelo jornalista Geraldo Castro, que o Maranhão tem o pior índice de policiais por habitantes.
    Temos um policial para cada 800 habitantes. Uma lástima.
    O segundo estado brasileiro na contramão, salvo engano Goiás, tem um policial para cada grupo de 500 habitantes. Vejam só a disparidade e o desleixo com a segurança pública.
    Há um bom tempo não temos tido concursos para o setor. Aliás, existem reclamações nos quartéis que há dois anos não se renovam as fardas dos militares e nem o armamento.
    Aluízio prometeu para este ano a realização de concurso para mil militares e 250 policiais civis. Informou que é prioridade do novo governo, mas não precisou a data do lançamento do edital das provas.

    domingo, 2 de janeiro de 2011

    A política na Terra de Henriques Leal

    2011 começa com uma disputa que promete, a eleição da mesa diretora da Câmara municipal. Analizadndo os últimos aconteciemtos percebemos que vem aí uma batalha na justiça, já foram dadas duas liminares a favor do atual Presidente Maciel Veras e uma para a antiga diretoria. Pelas decisões que foram proferidas até o momento, é provável que ocorra uma nova eleição, os dois Desembargadores que deram liminares sempre colocaram que haveria uma decisão definitiva posteriormente, que a ação tem que passa por Câmara cível do Tribunal de Justiça.


    Essa briga na Câmara já criou fatos novos para a eleição de 2012, os Vereadores Marcial Veras e Gerson Jr. dificilmente ainda acompanharam o Prefeito Zé Martinho, Gerson Jr., afirma que será candidato a prefeito e espera o apoio do vereador Maciel e de outro vereadores. O vereador Zé Raimundo que muitos diziam que tinha passado para o lado de Zé Martinho fez um discurso contunde negando tal fato e colocou que mantinha sua posição inicial. Conclamou a todos a formarem um novo grupo político sem a presença do ex-prefeito Hildo Rocha e do atual José Martinho. Esse seu pronunciamento soou como música para os ouvidos de Gerson Jr.

    Além de Gerson Jr. surgem outros nomes, como, Abraão Teixeira, Caldas codirel, Ronildo, Miriam Rocha(esposa do Hildo Rocha), Marreca e o atual prefeito Zé Martinho. Segundo informações sigilosas haverá um anúncio de uma candidatura que colocará a política local em polvorosa. Portanto, parece que em 2011 teremos fortes emoções.

    Com certeza, desses nomes todos no final teremos duas ou três candidaturas. Do grupo do Hildo que conta com três nomes: Miriam Rocha, Ronildo e Marreca, apenas um será candidato ou outros devem apoiar o escolhido. Abraão e caldas codirel, apenas um deles poderá ser candidato. Acredita-se que Gerson Jr de todos os citados tem seu nome certo, pois conta com um Partido e uma grande determinação.

    No entanto, para vencer Zé Martinho não é uma missão fácil, tem que lutar muito e contar com uma boa estrutura de campanha. Para fazer frente é necessário um nome de consenso e de preferência um nome que sai do grupo do prefeito e consiga agregar os descontentes e ter o apoio do Hildo, coisa muito difícil de ocorrer, tendo em vista, as ambições de todos os pré-candidatos e a conjuntura política cantanhedense, pro isso, acredito que teremos apenas três candidatos, o atual prefeito, um nome do grupo do Hildo que até o momento não possui nenhum nome que empolgue, o mais forte é o dele que dificilmente deixará a que está para concorrer em Cantanhede, e um terceiro nome. Observando este quadro percebe-se que Zé Martinho, apesar das dificuldades ainda é o mais forte, porém, não significa que as coisas não podem mudar, vamos aguardar as pesquisas e poderemos ter um retrato mais fiel da situação política de Cantanhede