sábado, 31 de julho de 2010

Clima continua tenso em São Mateus, população interditou a BR-135

Populares em São Mateus interditaram a BR 135 na manhã de hoje (31/07) por duas horas, provocando grande congestionamento de veículos em protesto a uma possível liminar que os aliados do prefeito cassado Rovélio, propagam já ter conseguido no Tribunal Regional Eleitoral. A juíza - Dra. Ana Gabriela Everton, designada para julgar o caso cassou ontem o Coronel Rovélio e determinou a realização de uma nova eleição. É a terceira cassação do Coronel Rovélio, detalhe, em processos diferentes e julgados por juízes diferentes. O presidente da Câmara Antonio Carlos Montelo assumiu o cargo de Prefeito até a realização de uma nova eleição. Esta é a segunda vez que o Presidente da Câmara assume o cargo interinamente.
Foram muitos os crimes praticados pelo prefeito cassado nas eleições de 2008, sentenciou a juíza: Abuso do poder econômico; abuso do poder político; despesas ilícitas de campanha e compra de votos, como também decidiu pela inelegibilidade do mesmo por (08) oito anos. Apesar de todos estes crimes numa mesma eleição a diferença foi de apenas 22 votos, disse o morador Piancó de Lima. O clima na cidade é de revolta com o prefeito cassado, que virou as costas para a administração e quer se manter no cargo a qualquer custo. A acidade está abandonada, justificou a moradora Raimunda Barros.
Abaixo imagens do momento da manifestação:

Postado por: Jonatas Carlos

Roseana Sarney é rejeitada em viagens pelo Maranhão

A visita da governadora e candidata à reeleição, Roseana Sarney (PMDB), nesta quinta-feira (29) aos municípios de Icatu e Rosário foi um verdadeiro fracasso. A exemplo do que vem acontecendo na maioria das cidades, a passagem de Roseana não conseguiu despertar a simpatia da população.

A mobilização organizada pelo prefeito, o ex-balaio Juarez Lima (PDT), em Icatu (tradicional reduto da família Sarney) com a distribuição de panfletos e propaganda em carros de som, não conseguiu atrair nem cem pessoas – e olha que entre essas a maioria fazia parte da comitiva vinda de São Luís. Algumas chegaram até a fazer um mine protesto gritando o nome do candidato adversário Jackson Lago.

Na cidade de Rosário também não foi diferente. Roseana passou despercebida pelos moradores, que se mostraram indiferente com a protagonista do episódio do Pólo de Confecções de Rosário, que enganou e deixou milhares de rosarienses endividados no município. Até hoje Roseana não é bem-vinda para aquelas bandas por conta do golpe que aplicou que haveria de gerar muitos empregos com o empreendimento.

Diante desse quadro, a campanha da filha do senador José Sarney tem obtido resultados muito ruins até essa terceira semana de campanha. Desde que começou sua peregrinação, este blog vem enumerando os locais onde as visitas de Roseana não passaram de fiascos. Depois de Imperatriz, Pinheiro, Açailândia, Presidente Dutra, Caxias, agora foi a vez de Icatu e Rosário integrarem a lista.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fraude no IDEB

Tornou-se corriqueiro no Estado todo... vários municípios estão sistematicamente fraudando os procedimentos de aplicação das provas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) por orientação dos gestores municipais de educação.

São alunos de turmas mais avançadas que respondem as provas de alunos de turmas iniciais, alguns professores que ensinam as respostas, e até mesmo respondem a prova por ordem de diretores e dos próprios secretários municipais de educação... a coisa é institucionalizada... não tem essa de ser um problema localizado de uma escola não, É GERAL!

O que deveria ser um instrumento avaliativo, que serviria para localizar deficiências e ajustar políticas educacionais, o  IDEB, virou mera peça de maquiagem da realidade e que mais confunde que ajuda, sendo feito da forma que é feito em inúmeras cidades do Maranhão, inclusive em nossa região.

E há ainda, gestores que comemoram os índices alcançados... desculpem pela sinceridade: 

É a mais autêntica palhaçada! 

...mas já dizia Renato Russo: "vamos celebrar a estupidez humana... o meu País e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões. Vamos celebrar o horror de tudo isso, com festa, velório  e caixão..." e outdoor também...

Lamentável que alguns colegas compactuem e até colaborem para mais essa fraude em nosso  País.

O Maranhão é o segundo em tortura de presos

BRASÍLIA – O Relatório sobre Tortura: uma Experiência de Monitoramento dos Locais de Detenção para Prevenção da Tortura, elaborado pela Pastoral Carcerária, mostra que juízes e promotores ainda resistem a combater esse tipo de prática no Brasil. De acordo com o documento, as denúncias dos presos raramente são levadas a sério. A Agência Brasil teve acesso à integra do relatório, que será divulgado na próxima segunda-feira (2).
“Fica patente que as autoridades competentes para investigar, processar e condenar os torturadores – juízes, delegados de polícia e promotores de Justiça – geralmente têm pouca ou quase nenhuma motivação para fazer cumprir a lei e as obrigações assumidas pelo Estado brasileiro de debelar e prevenir a tortura”, diz o documento.
Segundo com o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, José de Jesus Filho, a entidade denunciou 211 casos de tortura entre 1997 e 2009. Porém, a maioria dos torturadores não sofreu punições. “Os juízes e promotores acham que estão enfraquecendo a autoridade pública. O que o criminoso diz é sempre mentira. Em vez de julgar com isenção, eles preferem julgar a favor do agente público”, disse.
Para José de Jesus Filho, o sistema prisional passa por um momento crítico. “Há uma tensão entre agentes públicos que ainda carregam a tradição ditatorial e praticam a tortura e aqueles que querem mudar isso e se colocam contra esse tratamento cruel”, afirmou o assessor jurídico, que coordenou a elaboração do relatório.
O documento contém um trecho da pesquisa da coordenadora-geral da Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura (Acat-Brasil), Maria Gorete de Jesus. A entidade analisou 51 processos criminais de tortura na cidade de São Paulo, no período de 2000 a 2004. Dos 203 réus, 127 foram absolvidos, 33 foram condenados por tortura e 21 por outros crimes (lesão corporal ou maus-tratos).
“O que significa dizer que apenas 18% foram condenados e 70% foram absolvidos. Dos 203 réus, 181 eram agentes do Estado acusados de crime de tortura. Entre os 12 civis acusados, a metade foi condenada”, afirma o relatório.
Segundo o documento, nos casos de tortura envolvendo agentes do Estado, a produção de provas é frágil e o corporativismo policial interfere diretamente na apuração das denúncias. Além disso, o governo raramente coloca em prática os mecanismos internacionais contra tortura ratificados pelo Brasil.
“Nas sentenças é comum encontrar questionamentos quanto às lesões constatadas na vítima, colocando em dúvida não somente a palavra da pessoa agredida, mas também a autoria do crime. Chega-se ao ponto de dizer que a própria vítima teria sido responsável pelos ferimentos”, diz o texto.
Estatísticas
A Pastoral Carcerária registrou casos de tortura em 20 estados brasileiros, sendo o maior número de casos em São Paulo (71), no Maranhão (30), em Goiás (25) e no Rio Grande do Norte (12). Segundo o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, em alguns estados, as equipes ainda não estão treinadas para fazer o levantamento de dados e o acompanhamento dos casos.
“[Os dados] foram levantados por agentes da Pastoral Carcerária, pessoas que semanalmente vão aos presídios para evangelizar e catequizar, mas, perante a violência nos presídios, buscam também o direito das pessoas que estão aprisionadas, que o Estado está tratando com tortura e maus-tratos.”
Informações da Agência Brasil

Promessas não cumpridas começam a pesar em campanha de Roseana Sarney

Acabo de ser informado que a visita de Roseana sarney a Lagoa Grande ontem (25) foi vexatória. Após fazer uma série de promessas que tratou de não cumprir, foi desprezada em todos os lugares da cidade que passou.
Foi acolhida por meia-dúzia de evangélicos que se solidarizaram com ela. Talvez nem sejam seus eleitores, a receberam por pena mesmo.
As promessas não-cumpridas deste governo começam a ter resultado negativo nesta campanha. É bem provável que o vexame de ontem voplte a se repetir nestas próximas semanas.

Escutec afirma que, assim como, aconteceu em 2006 deverá acontecer em 2010, onde Roseana Sarney aparecia com 53% e perdeu a eleição


Caro Garrone,


Me causou estranheza os termos em que o caro amigo tenta desqualificar nosso trabalho. Suas críticas de natureza ideológica à família Sarney não podem levar de roldão a quem quer que seja. Chamar uma pesquisa eleitoral de “peça de ficção” é a mesma coisa que cunhar a expressão: “crime eleitoral” Neste caso o nobre colega escorrega pelo perigoso terreno da difamação e injúria gratuitas. As empresas de pesquisa estão sujeitas a uma legislação própria imposta pelo TSE. Nossa empresa, a ESCUTEC, que o caro amigo conhece desde sua fundação em 1997, submete-se a toda e qualquer fiscalização. Somos associados à ABEP ( Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) Temos em nossos quadros estatísticos, técnicos, matemático todos com registro em seus respectivos conselhos. São 15 funcionários devidamente registrados e mais de 40 pesquisadores temporários. Temos investido em formação de pessoal, participando de cursos, estágios, seminários e congressos até internacionais. Nada disso, meu caro, é ficção.

O amigo pode até não gostar de um ou outro resultado dependendo de seu posicionamento político do momento. É um direito seu.

Quanto ao exemplo citado sobre 2006 nunca é demais lembrar que pesquisa é uma “fotografia” do momento. No caso em tela o contratante de então utilizou-se de um cálculo de votos válidos meramente especulativo que inflou os números para 57% Naquela ocasião aferimos 53 pontos para a candidata Roseana Sarney com o campo tendo sido realizado com 12 dias de antecedência do pleito. Viradas acontecem, e todos sabemos como foram os últimos dias da campanha de 2006. Curiosamente o amigo retroagiu a 2006 pulando convenientemente as eleições de 2008 onde a ESCUTEC teve um índice de acerto muito próximo de 100% em São Luís.

Fica o convite para que o amigo venha conhecer pessoalmente nossas instalações, verificar “in-loco” o planejamento e execução de uma pesquisa eleitoral. Temos absoluta transparência em nossos trabalhos. A prova inconteste é que nossa empresa já foi contratada por todas as tendências políticas de nosso Estado a saber: PT, PMDB, DEM, PDT, PP, PPS, PSB e PCdoB. Temos realizados trabalhos no Piauí, Ceará, Sergipe, Pará, Tocantins e Amapá. Nunca nossa empresa teve qualquer pesquisa contestada na Justiça Eleitoral. Nunca sofremos qualquer tipo de punição, impugnação ou coisa que o valha. Isso não é ficção meu caro. Sua crítica sim, por ser ficção interessa a uma facção. Mas isso é outra conversa, já não é mais meu ofício. Hoje dedico-me inteiramente à nossa empresa.

O caro amigo foi absolutamente infeliz em suas conclusões. Solicito-lhe mais respeito com nossa empresa, com nossos funcionários e principalmente com as 1.050 pessoas que entrevistamos em todo o Estado do Maranhão.

Fernando Júnior

-diretor Escutec

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Compare e veja quem é melhor para o Maranhão

FUNDAÇÃO DIVULGA COMPARATIVO ENTRE ROSEANA E FLÁVIO DINO

A Fundação Maurício Grabois divulgou um relatório com uma análise comparativa das atuações parlamentares do deputado Flávio Dino e da governadora Roseana Sarney (na época senadora), que atuaram no mesmo período legislativo nos anos 2007 e 2008.
Segundo o quadro comparativo da Fundação Maurício Grabois, o desempenho dos dois parlamentares revela uma grande disparidade com gigantesca vantagem em todos os quesitos para o deputado do PCdoB.
Flávio Dino estreou na Câmara em 2007, quando Roseana Sarney já estava em seu quinto ano de mandato no Congresso Nacional.
Eleita pelo PFL em 2002, Roseana Sarney migrou para o PMDB, partido pelo qual chegou a líder do governo Lula, cargo que não foi suficiente para lhe projetar no cenário político nacional.
O deputado comunista maranhense foi eleito em 2006 e quando assumiu logo se destacou com um dos melhores parlamentares brasileiros, segundo avaliações de entidades como DIAP, Congresso em Foco e Arko
No estudo comparativo entre os dois políticos maranhenses que disputam o governo do Maranhão em outubro próximo, foram considerados itens essenciais da ação parlamentar como apresentação de proposições, relatorias e pronunciamentos.
No quesito pronunciamentos, foram 121 de Flávio Dino contra apenas 21 de Roseana Sarney. Quanto as proposições, Flávio Dino apresentou 250 e Roseana somente 16, ou seja, um desempenho pífio para a atual governadora (candidata a reeleição) do Estado.
Blog do John Cutrim

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Roseana não aceita Lei da ficha limpa.

Para se defender do pedido de impugnação do registro de sua candidatura feita pelo candidato a deputado estadual Aderson Lago, junto ao TRE, a governandora Roseana Sarney, que concorre à reeleição, argumenta a inconstitucionalidade da Lei do Ficha Limpa, entre outros recursos equivocados apresentados por seus advogados.
Roseana Sarney teve o pedido de impugnação da sua candidatura protocolada ao TRE porque fora julgada e condenada, em colegiado do TRE, por desvio de publicidade institucional para fazer sua própria propaganda, em março deste ano.
E mais: fez também contrapropaganda de seus adversários,os ex-governadores José Reinaldo Tavares e Jackson Lago, que são candidatos nestas eleições em chapas majoritárias, ao fazer comparações do seu com outros governos.
Em sua defesa, Roseana alegou que não se tratava de iniciativa dela, mas da Secom. Não convenceu.
Como a governadora não tem tempo para assistir televisão, a propaganda ainda permaneceu por mais dias no ar, apesar do pedido de suspensão. 
No parecer da procuradora eleitoral, Carolina da Hora, ficou assentado o seguinte: “Conclui-se que o governo do Maranhão, na pessoa da governadora Roseana Sarney Murad utilizou-se de propaganda institucional para,  dissimuladamente, realizar campanha eleitoral em período vedado”.
As outras duas acusações de que Roseana Sarney fora julgada e condenada por crime de irregularidade, publicidade e impessoalidade, não tem muita relevância para o caso em tela, por terem sido motivada por ações populares, creio.
Mas a última condenação pelo TRE é que lhe tira o sono e preocupa seus advogados.
Por isso, a governadora ataca a Lei do Ficha Limpa. Os advogados arguiram a insconstitucionalidade da Lei Complementar 135/2010.
Alegam a impossibilidade da aplicação de tal lei para situações jurídicas já consumadas.
E mais: que a nova regra não poderia entrar em vigor imediatamente, “sem afetar o princípio pétreo da segurança jurídica por conta do desrespeito ao princípio da anualidade”.
Os julgamentos dos pedidos de impugnações das candidaturas de Roseana Sarney e Jackson Lago devem acontecer na próxima semana pelo TRE.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pagamento dos professores da rede estadual de ensino continua atrasado

Os professores estão com quatro meses de salários atrasados.

Antonio Marcos do O imparcial


O pagamento dos salários atrasados dos professores da rede estadual de ensino, que segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) deveria ser depositado no início da manhã desta terça-feira, 20, ainda não foi depositado. Professores que entraram em contato com a redação de O Imparcial Online disseram que o pagamento até às 11h desta manhã ainda não havia sido efetuado.

Um dos professores disse que o pagamento referente aos quatro meses de salários atrasados não foi realizado e que ele já estava passando fome. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA) já havia dito que caso as medidas cabíveis não sejam tomadas pelo Governo do Estado, o sindicato, junto à categoria, irá anunciar uma possível greve no mês de agosto.
Nossa reportagem ligou para a Secretaria de Estado da Educação para saber os motivos do atraso no pagamento, mas esta informou que iria encaminhar uma nota esclarencedo o assunto. Até às 12h50, a Seduc ainda não havia informado. 

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Maranhão tem 5 escolas entre as 20 piores do Brasil

Governo divulga lista com melhores e piores escolas brasileiros, segundo notas do Enem

Veja como foi como foi o desempenho das escolas públicas e particulares no Exame Nacional do Ensino Médio. São números referentes ao ano passado

Essas notas servem, sem dúvida, para revelar bons e maus exemplos do que está sendo feito nas escolas brasileiras. a partir delas, pais podem cobrar explicações para um fraco desempenho ou ter a confirmação de que o método adotado está correto. Para muitos especialistas em educação, apenas a nota do aluno não é suficiente para avaliar a qualidade do ensino, mesmo porque a prova não é obrigatória. Muitos alunos não fazem o exame.   
 
saiba mais
 
 A escola pública que teve a maior média foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), em Minas Gerais. Lá, os professores trabalham em regime de dedicação exclusiva. São vários laboratórios, sala de projeção e os alunos ainda podem usar a biblioteca da universidade.
Em São Luis (MA), uma realidade diferente. O Colégio Estadual Vicente Maia ficou entre as três menores médias das escolas públicas. A secretaria de educação diz que vai usar o resultado para melhorar o ensino.
“Na medida em que eles tiveram um desempenho negativo, aquém do desejado, significa que a aprendizagem não está adequada. Todas as escolas que tiveram desempenhos mais tímidos do que se esperava, nós temos traçado metas para que isso se desenvolva de forma mais exitosa”, diz a superintendente da Educação Básica (MA) Leuzinete Pereira.
O Ministério da Educação separou por escola os 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Enem no ano passado. As notas dos estudantes, somadas, formaram médias e levaram a uma lista de escolas que se saíram bem ou mal no exame.
Em Teresina, no Piauí, o Instituto Dom Barreto obteve uma das médias mais altas entre as escolas particulares. A diretora diz que a razão do sucesso é a integração entre pais e professores.
“Consideramos os pais dos alunos nossos colaboradores e eles estão sempre na escola”, aponta a diretora Maria Stela Rangel.
Em Altamira, no Pará, a Escola Mirtes de Oliveira Santos ficou com a menor média entre as particulares. O diretor não concorda com a avaliação do MEC - e diz os alunos têm conseguido passar nos vestibulares das melhores universidades do estado.
“A escola fica surpresa. O resultado não condiz com a realidade”, rebate o diretor Francisco Sales.
A partir desta segunda-feira, essas informações serão divulgadas pela internet. A ideia do governo é que esse diagnóstico leve à reflexão sobre o que está sendo feito de bom e de ruim em cada escola e estimule o debate sobre a melhoria do ensino entre pais, professores e alunos.
“As famílias que têm os filhos naquela escola vão poder ir à escola, discutir com os professores, com a direção da escola sobre o trabalho realizado. Isso, sem dúvida, vai promover a melhoria da qualidade do ensino”, destaca o presidente do Inep Joaquim Soares Neto.
É preciso olhar o estudo com cautela. Nem todos os estudantes brasileiros fizeram o Enem, que é voluntário. O professor de Educação - UnB Erasto Fortes diz que não é possível avaliar as escolas usando apenas as notas dos alunos.
“O estudante não é obrigado a fazer o exame. Então, você nunca terá a certeza se aquele conjunto de alunos que prestou o exame é um conjunto representativo da realidade da escola”, explica o professor de Educação - UnB Erasto Fortes.

domingo, 18 de julho de 2010

Roseana coloca seu comitê em hospital na cidade de Pinheiro

PINHEIRO PERDE HOSPITAL



Como num passe de mágica, o grupo da governadora Roseana Sarney transformou o prédio onde funcionava a Policlínica Pinheirense no seu Comitê político, inaugurado com a sua presença, na última sexta (16). O referido hospital foi fechado pelo ex-prefeito Filuca em perseguição política ao ex-prefeito José Genésio.
Ela que prometeu um hospital para Pinheiro, fez o inverso: no local de um hospital abriu seu Comitê, em Pinheiro.



Com o Blogue Direto de Pinheiro- Gustavo.

Enviado por Eri Santos Castro.

Em Cantanhede, o grupo chamado de terceirão pode ter acabado

O boato que rola na cidade é que o grupo formado por Zé Raimundo, Dr. Luis Filho, Geraldo Nascimento e Dra. Meire teria terminado. Segundo algumas pessoas que participaram de uma reunião entre este grupo e o Hildo Rocha, o terceirão se fundiu novamente ao ex-prefeito, de onde tinham saído.


O motivo para a junção teria sido a eleição do sindicato rural, dizem que na semana passada os componentes do terceirão teriam pedido para o Hildo ajudá-los na eleição sindical e ele condicionou a ajuda ao termínio do grupo e que eles se juntassem novamente o que foi aceito. Assim, eles não apoiaram mas Gardeninha e sim Cesar Pires, candidato do ex-prefeito, e também, abriram mão da candidatura a prefeito em 2012.

Um fato que me chamou a atenção foi o grupo do Hildo ter comemorado o resultado da eleição do sindicato como se eles que tivessem vencido e não o grupo liderado por Geraldo. Comentei esse fato com o Geraldo, mas ele afirmou que em discurso declararia que a pessoa que tinha bancado a eleição era a Gardeninha, no entato, essa declaração não aconteceu, o que nos leva a acreditar no boato que circula nas rodas políticas de nossa cidade. Cabe ao integrantes do terceirão, se ainda existe, confirmarem o contrário.

João Alberto e Washigton Luiz vão renunciar

Postado por Luis cardoso

Reviravolta acontecerá no início da semana na coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, da governadora Roseana Sarney.


Após consultas a renomados juristas, com especialização em legislação eleitoral, e até a dois ministros do Tribunal Superio Eleitoral, o vice-governador João Alberto concluiu pelo impedimento da sua candidatura e anunciará a renúncia pela disputa do cargo de senador. Alberto será substituído pela senador Mauro Fecury, que concorrerá à reeleição.
O vice na chapa de Roseana Sarney, o petista Washington Luiz também renunciará. Ele enfrenta sérios problemas para provar que se desincompatibilizou do cargo de funcionário federal (CEFT).
Em assim acontecendo, João Alberto pode se registrar como vice de Roseana, em lugar de Oliveira, conforme previu o blogue em primeira mão há uma semana.

O blogue foi o primeiro a publicar que João Alberto não seria candidato a senador. Alguns blogueiros e jornais impressos diziam que era um factóide. Agora vem à luz a verdade dos fatos.
Foi postado aqui que o vice substituiu a governadora Roseana Sarney em duas reuniões do Conselho de Gestão Estratégica, sendo uma no dia 24 de maio e a seguinte no dia 21 de junho. João Alberto assinou as duas atas.



Washington Luiz
O blogue chegou, inclusive, a publicar cópia da ata da reunião presidida pelo vice-governador, ocorrida em 24 de maio.
Foi a partir desta informação que a procuradora eleitoral, Carolina da Hora, teve acesso a ata e pediu a impugação da candidatura de João Alberto.
Foi informado aqui também que Washington Luiz seria sacado da chapa para possibilitar a entrada de João Alberto como vice. É o que vai acontecer.

Os dirigentes do PMDB e PT tiveram duas reuniões neste sentido nos últimos dois dias. Mas Oliveira ainda vai tentar se registrar como deputado federal em lugar de Raimundo Monteiro, que pode renunciar a vaga.

sábado, 17 de julho de 2010

TSE recebe impugnação contra Roseana



Por Jonh Cutrim

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 30 pedidos de impugnação de candidatos aos governos estaduais para as eleições deste ano. Cinco governadores estão na lista, entre eles a governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB), que concorre à reeleição para o cargo.
Roseana Sarney responde por abuso de poder econômico. O ex-deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil do governo do Maranhão, o tucano Aderson Lago, deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral com o pedido de impugnação da candidatura de Roseana.
Segundo Aderson, a candidata impugnada é inelegível porque, segundo a lei, é ficha suja por causa de duas condenações pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. O TJ entendeu que ela beneficiou-se indevidamente quando o cunhado dela, Ricardo, deu o nome de Avenida Roseana Sarney para uma passarela de samba (Passarela do Samba, no Anel Viário).
Os pedidos foram feitos pelas procuradorias eleitorais com base na Lei da Ficha Limpa, ausência de quitação eleitoral, rejeição de contas de gestores públicos, abuso do poder econômico com sentença de inelegibilidade, condenação por improbidade administrativa e demissão do serviço público. e as decisões devem sair até o dia 5 de agosto.

Professores contratados da rede estadual estão há quatro meses sem receber seus salários

Professores queixam-se de salários atrasados e ameaçam iniciar greve


Professores da rede estadual de ensino estão sem receber salário há cerca de quatro meses. A denúncia partiu por parte de um dos professores que leciona no município de Rosário. A dívida, segundo ele, alcança R$ 5 mil. O professor que não quis se identificar com medo de represálias informou que os contratados renovaram o pagamento com o governo do estado no mês de março, no valor de R$ 734, entretanto, o pagamento não está sendo cumprido.
“Muitos de nós trabalham no interior do estado e temos várias despesas, sem mencionar nossos custos pessoais. Dizem que todo mês esse dinheiro sai, mas nada ainda foi depositado”, disse.
Atraso
O atraso no pagamento foi confirmado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro. Ele confirmou à equipe de reportagem de O Imparcial Online que, caso as medidas cabíveis não sejam tomadas pelo Governo do Estado, o sindicato, junto à categoria, irá anunciar uma possível greve no mês de agosto.
Pendência
Segundo o presidente, a cobrança dos pagamentos dos contratados ainda é uma pendência e que o governo estaria se esquivando de entrar em um acordo baseado na tabela salarial do novo estatuto, além de progressões, titulações e promoções. Ele ainda afirmou que nesta quinta-feira (15) foi agendada a segunda reunião neste mês para solucionar o problema.
No começo de carreira, os professores recebem o salário de R$ 854. Em 2009 foi estabelecido o aumento de 19,2%, e para 2010, o de 7,8%, porém, os docente querem os 15,94%, e o governo afirmou que não poderia pagar.
Ainda segundo Júlio Pinheiro, no estado existem 10 mil contratados com salários a partir de R$667 e 37 mil concursados que recebem R$ 854. Porém, ainda não é um número suficiente para suprir as necessidades de todo o estado.
“É necessário um planejamento de dois em dois anos para que se tenha uma real situação dos problemas na educação no Maranhão. Só assim talvez se acabe esse drama, além das nomeações que demoram a ocorrer, o que desmotiva o profissional e acarreta transtornos na sala de aula”, explicou.
Seduc
Em nota, a  Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Gestão e Controle de Pessoal Docente, informou que os professores contratados pelo processo seletivo meritório receberão seus salários na terça-feira (dia 20), com efeito retroativo à data do início do exercício da docência.
E que no mês de agosto serão normalizados todos os pagamentos e ainda, nos meses subsequentes, os profissionais receberão vencimentos até o dia 10 para assegurar que todos os profissionais da rede, contratados ou efetivos, tenham o mesmo tratamento. Informa também que a demora no pagamento foi ocasionada pelo grande volume de implantação de pagamentos na folha, cadastro funcional e emissão da matrícula, dos novos docentes nomeados e contratados.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Inauguração de Hospital em Lago dos Rodrigues foi pura enganação

Por Ricardo Santos

O hospital do Programa Saúde é Vida, inaugurado com todo estardalhaço pela governadora empossada Roseana Sarney, em junho passado, em Lago dos Rodrigues, segundo denunciou o blog do companheiro Jhon Cutrim, está com suas atividades totalmente paralisadas.
Pelo visto, a inauguração do hospital serviu apenas como palanque para Roseana, pois, logo após a festa até o fornecimento de energia elétrica foi cortado, sem falar que os equipamentos do hospital foram todos retirados no dia seguinte à inauguração.
Á época, Roseana prometeu à população de Lago dos Rodrigues, formada por cerca de oito mil pessoas, que estariam a sua disposição quatro consultórios médicos e serviço de pronto atendimento 24 horas.
Entre as especialidades médicas a população contaria também com clínica médica e cirurgia, pediatria e obstetrícia. Tudo não passou de mais enganação desse governo que prometeu que seu lema seria cuidar das pessoas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Flávio Dino limpo, leve e solto

Em meio ao turbilhão de impugnações de candidaturas, quem navega em águas calmas é o candidato do PC do B, ao governo do Maranhão, deputado federal Flávio Dino, um dos mais respeitados e conceituados deputados federais do Brasil, eleito recentemente pelos jornalistas que fazem a cobertura política, em Brasília. Com uma folha corrida acima de qualquer suspeita, viaja por todo o estado se reunindo com lideranças políticas, comunitárias e religiosas levando sua mensagem e  divulgando seus projetos para o Maranhão.
Essa imagem limpa de Dino, aliás, foi o que sempre incomodou Sarney com relação á candidatura do comunista para governador, pois, pela primeira terão que enfrentar um adversário contra o qual não existem máculas de nenhuma espécie, impedindo que o puxem para o mar de lama no qual vivem por mais de quatro décadas.
Por Ricardo Santos

AGENDA DE FLAVIO DINO ATÉ DOMINGO (18/07)

Quinta, 15 de julho de 2010

8h
CODÓ – Caminhada na Rua do Comércio
Concentração: Praça da Bandeira - Centro

16h
BACABAL - Caminhada na Rua do Comércio
Concentração: Rua Getúlio Vargas, Centro - em frente a BIASA

19h
PERITORÓ – Ato Público

Sexta, 16 de julho de 2010

7h30min
COROATÁ – Caminhada na Rua do Comércio
Concentração: Mercado Central

16h
CAXIAS – Participar da CARREATA de Lançamento da Candidata a Dep Estadual Cleide Coutinho
Concentração: Na Refinaria – em frente ao Supermercado Carvalho

Sábado, 17 de julho de 2010

8h
COELHO NETO - Caminhada
Concentração: No Balão indo até o Centro da Cidade

16h
PARNARAMA
Concentração:

Domingo, 18 de julho de 2010

7h
TIMON - Caminhada e carreata

Flávio Dino critica baixos indicadores educacionais no MA

Ao comentar o baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Maranhão, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) destacou que o Brasil, de forma geral, melhorou de forma significativa seus índices educacionais. Apesar disso, segundo o parlamentar, as desigualdades regionais continuam claras nos indicadores estaduais, o que, para ele, é resultado das desigualdades socioeconômicas entre os entes federados.

O Ideb reúne dados sobre fluxo escolar e médias de desempenho em avaliações. De acordo com Flávio Dino, no ranking dos estados, o Maranhão figura entre os entes com os piores índices. De acordo com o parlamentar, ao se avaliar o 5º ano do ensino fundamental, o estado fica à frente apenas de Pará, Alagoas, Amapá, Bahia, Sergipe e Amazonas. Já ao se observar a terceira série do ensino médio, o Maranhão supera somente Piauí, Alagoas, Amapá e Pará.

Para Flávio Dino, esses dados "mostram a penúria social do Maranhão". Segundo o deputado, a situação é ainda mais grave porque esses indicadores anunciam "não só injustiças presentes, mas também injustiças futuras". "O investimento na educação é imprescindível para que uma nação possa almejar e construir momentos de autêntica justiça social e de verdadeiro desenvolvimento. Portanto, verifica-se hoje, no Maranhão, uma espécie de condenação antecipada em relação às gerações futuras", alertou.

De acordo com o parlamentar, os baixos indicadores educacionais do Maranhão são causa para o baixo desenvolvimento econômico do estado. "Quando verificamos os indicadores educacionais, compreendemos por que o Maranhão, com tantas potencialidades e condições geográficas privilegiadas não consegue transpor os umbrais do subdesenvolvimento", afirmou.

Crescimento - Flávio Dino destacou que o Maranhão deve aproveitar o "bom momento" da economia brasileira para alcançar melhores índices de desenvolvimento, tendo por base um "modelo diferente de organização política, baseado em políticas industrial e agrícola democráticas, associadas a políticas sociais inclusivas".

Segundo o deputado, os empresários e trabalhadores do estado vêm procurando promover estratégias de desenvolvimento econômico da região sem qualquer apoio governamental. "Para acertarmos o passo do Maranhão com o Brasil, precisamos superar o ciclo de patrimonialismo da confusão das esferas pública e privada e do desperdício que verificamos hoje no estado", ressaltou.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Maranhão continua na pobreza extrema: Mais um motivo para mudarmos

Maranhão e RR continuam na pobreza extrema
Estudo do Ipea diz que MA deixou der o campeão da miséria, mas não conseguirá zerar pobreza absoluta até 2016


Aquiles Emir


Maranhão e Roraima podem ser os únicos estados que não conseguirão zerar sua pobreza extrema até o ano de 2016, segundo o estudo Dimensão, Evolução e Projeção da Pobreza por Região e por Estado no Brasil, que o Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga hoje, no Rio de Janeiro (RJ). Os números, com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se referem a evolução experimentada de 1995 a 2008, sendo que no início deste período o Maranhão era o campeão absoluto em número de miseráveis, mas chegou ao final atrás de Alagoas.

As estimativas para 2016 são baseadas no comportamento positivo de queda nas taxas de pobreza observado durante o regime de estabilidade monetária, e considerando-se a possibilidade de o Brasil vir a superar a condição de pobreza extrema e reduzir sensivelmente a taxa de pobreza absoluta nos próximos anos. “Quando se projeta no tempo a redução nas taxas de pobreza absoluta (3,1 pontos percentuais) e extrema (2,1 pontos percentuais) alcançada no período de maior registro de sua diminuição recente (2003-2008), pode-se inferir que em 2016 o Brasil terá superado a miséria e diminuído a 4% a taxa nacional de pobreza absoluta”, diz o estudo.

De acordo com o Ipea, se o Maranhão mantiver uma redução anual de 3,4% na taxa de pobreza extrema, que em 2008 era de 27,2%, em 2016 alcançará o índice de 0,2%. Já Roraima, com uma redução anual de 1,8% chegará nos próximos seis anos a 0,4%. As demais unidades federativas, no entanto, estarão com este indicador zerado.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Maria José vence e Zé Raimundo confirma hegemonia

Ontem, 11 , Maria josé venceu a eleição para presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Cantanhede. Com esta diferença considerável, criando uma oligarquia de José Raimundo, que fará parte de mais um mandato, somando 16 anos de hegemonia sindical.
Portanto, não teremos nenhuma mudança na condução do sindicato em Cantanhede que continuará sendo um veículo de uso eleitoreiro, com José Raimundo possivelmente no comando, mas muitos acreditam que Maria josé irá romper com seu mentor e pulará nos braços de Hildo Rocha. Falando no dito cujo, os seus partidários vibraram como se eles tivessem vencido a eleição e não o grupo de Zé Raimundo, Meire e companhia, o que deixa este grupo na berlinda para provar ao que eles que venceram e não o grupo de Hildo. Quanto a fidelidade de Maria José só tempo responderá.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Briga por sindicato rural chega na reta final

Domingo será a eleição para o sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Cantanhede, e nessa reta final o clima ficou acirrado o prefeito está usando todas as suas armas para derrotar a forte Maria José. Mas o clima é indecisão não dá para apostar em um vencedor, só após a apuração saberemos quem triunfará.
No entanto, o que percebemos é a forma de administrar a causa trabalhista será a mesma, não teremos grandes mudanças no comandos dos companheiros docampo. O que devemos lamentar, pois sindicato deve ter como prioridade defender os seus associados, porém, em Cantanhede os sindicatos são usados como ferramentas para a política partidária. As pessoas pensam em assumir o comando dessas associações apenas para turbinar seus anseiso eleitorais, usando os associados como massa de manobra.
Triste destino dos sindicalizados cantanhedenses.
Torcemos que os próximos lideres sindicais se voltem mais para as causas de seus filiados. 

Candiatura de Roseana pode ser impugnada

 
Pode dançar a candidatura à ‘reeleição’ de Roseana Sarney ao governo do Maranhão. De acordo com o colunista Lauro Jardim (Veja), aliados de Jackson Lago entram até segunda-feira com pedido de impugnação. Um grupo de advogados entregarão à Procuradora Eleitoral, Carolina da Hora, documentos de sentença proferida em colegiado de Justiça que condenou Roseana por ferir princípios de legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.

Segundo o jornalista, o argumento é que Roseana tornou-se, no ano passado, uma ficha-suja por causa de duas condenações pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Os processos decorrem de decisões tomadas no final de mandato de Roseana como governadora, em 2002. Com a Lei da Ficha Limpa, argumentam, ela está inelegível até o final de 2010.

Na primeira ação, o TJ entendeu que ela beneficiou-se indevidamente quando o cunhado dela, Ricardo, deu o nome de Avenida Roseana Sarney para uma passarela de samba (Passarela do Samba, no Anel Viário).
Na segunda, houve promoção pessoal dela pois a logomarca da administração estadual, com o slogan “Maranhão um novo tempo”, afixou em locais públicos um “R” na cor vermelha, em alusão a governadora.

Por Jonh Cutrim

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Os repasses de junho foram os maiores dos últimos anos


FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
10.06.2010 PARCELA DE IPI 76.053,62 C

PARCELA DE IR 299.317,45 C
RETENCAO PASEP 3.753,70 D
DEDUCAO SAUDE 56.305,65 D
DEDUCAO FUNDEB 75.074,21 D
TOTAL: 240.237,51 C
18.06.2010 PARCELA DE IPI 24.354,63 C
PARCELA DE IR 126.242,67 C
RETENCAO PASEP 1.505,96 D
DEDUCAO SAUDE 22.589,59 D
DEDUCAO FUNDEB 30.119,45 D
TOTAL: 96.382,30 C
30.06.2010 PARCELA DE IPI 8.180,21 C
PARCELA DE IR 159.497,47 C
RETENCAO PASEP 1.676,77 D
DEDUCAO SAUDE 25.151,65 D
DEDUCAO FUNDEB 33.535,53 D
TOTAL: 107.313,73 C
TOTAIS PARCELA DE IPI 108.588,46 C
PARCELA DE IR 585.057,59 C
RETENCAO PASEP 6.936,43 D
DEDUCAO SAUDE 104.046,89 D
DEDUCAO FUNDEB 138.729,19 D
DEBITO FUNDO 249.712,51 D
CREDITO FUNDO 693.646,05 C
FEP - FUNDO ESPECIAL DO PETROLEO
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
21.06.2010 COTA-PARTE 8.881,49 C
RETENCAO PASEP 88,81 D
TOTAL: 8.792,68 C
TOTAIS COTA-PARTE 8.881,49 C
RETENCAO PASEP 88,81 D
DEBITO FUNDO 88,81 D
CREDITO FUNDO 8.881,49 C
ICMS - DESONERACAO DAS EXPORTACOES LEI 87/96
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
30.06.2010 COTA MENSAL 793,92 C
RETENCAO PASEP 6,35 D
DEDUCAO SAUDE 119,08 D
DEDUCAO FUNDEB 158,78 D
TOTAL: 509,71 C
TOTAIS COTA MENSAL 793,92 C
RETENCAO PASEP 6,35 D
DEDUCAO SAUDE 119,08 D
DEDUCAO FUNDEB 158,78 D
DEBITO FUNDO 284,21 D
CREDITO FUNDO 793,92 C
ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
11.06.2010 RETENCAO PASEP 0,24 D
DEDUCAO SAUDE 4,50 D
DEDUCAO FUNDEB 6,00 D
ITR-CONVENIO 30,04 C
TOTAL: 19,30 C
TOTAIS RETENCAO PASEP 0,24 D
DEDUCAO SAUDE 4,50 D
DEDUCAO FUNDEB 6,00 D
ITR-CONVENIO 30,04 C
DEBITO FUNDO 10,74 D
CREDITO FUNDO 30,04 C
ICS - ICMS ESTADUAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
07.06.2010 COTA-PARTE 522,92 C
DEDUCAO SAUDE 78,43 D
DEDUCAO FUNDEB 104,58 D
TOTAL: 339,91 C
14.06.2010 COTA-PARTE 13.424,73 C
DEDUCAO SAUDE 2.013,70 D
DEDUCAO FUNDEB 2.684,94 D
TOTAL: 8.726,09 C
18.06.2010 COTA-PARTE 2.562,42 C
DEDUCAO SAUDE 384,36 D
DEDUCAO FUNDEB 512,48 D
TOTAL: 1.665,58 C
21.06.2010 COTA-PARTE 1.737,60 C
DEDUCAO SAUDE 260,64 D
DEDUCAO FUNDEB 347,52 D
TOTAL: 1.129,44 C
25.06.2010 COTA-PARTE 47.538,83 C
DEDUCAO SAUDE 7.130,82 D
DEDUCAO FUNDEB 9.507,76 D
TOTAL: 30.900,25 C
TOTAIS COTA-PARTE 65.786,50 C
DEDUCAO SAUDE 9.867,95 D
DEDUCAO FUNDEB 13.157,28 D
DEBITO FUNDO 23.025,23 D
CREDITO FUNDO 65.786,50 C
FUS - FUNDO SAUDE
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
07.06.2010 REF.ICMS ESTADO 78,43 C
10.06.2010 ORIGEM FPM 56.305,65 C
11.06.2010 ORIGEM ITR 4,50 C
14.06.2010 REF.ICMS ESTADO 2.013,70 C
18.06.2010 ORIGEM FPM 22.589,59 C
REF.ICMS ESTADO 384,36 C
TOTAL: 22.973,95 C
21.06.2010 REF.ICMS ESTADO 260,64 C
25.06.2010 REF.ICMS ESTADO 7.130,82 C
30.06.2010 ORIGEM FPM 25.151,65 C
REF. LEI 87/96 119,08 C
TOTAL: 25.270,73 C
TOTAIS ORIGEM FPM 104.046,89 C
REF. LEI 87/96 119,08 C
REF.ICMS ESTADO 9.867,95 C
ORIGEM ITR 4,50 C
DEBITO FUNDO 0,00 D
CREDITO FUNDO 114.038,42 C
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
02.06.2010 ORIGEM ITR 9,54 C
07.06.2010 ORIGEM IPVA 1.030,18 C
ORIGEM ITCMD 16,60 C
ORIGEM ICMS EST 884,08 C
ORIGEM ICMS EST 284,18 C
TOTAL: 2.215,04 C
10.06.2010 ORIGEM IPI-EXP 1.403,24 C
ORIGEM FPE 103.822,21 C
ORIGEM FPM 62.480,94 C
TOTAL: 167.706,39 C
11.06.2010 ORIGEM ITR 60,20 C
14.06.2010 ORIGEM IPVA 3.112,42 C
ORIGEM ITCMD 39,29 C
ORIGEM ICMS EST 22.153,35 C
ORIGEM ICMS EST 7.295,79 C
TOTAL: 32.600,85 C
18.06.2010 ORIGEM IPI-EXP 449,36 C
ORIGEM ICMS EST 4.177,86 C
ORIGEM ICMS EST 1.392,57 C
ORIGEM FPE 41.653,04 C
ORIGEM FPM 25.067,08 C
TOTAL: 72.739,91 C
21.06.2010 ORIGEM IPVA 1.841,36 C
ORIGEM ITCMD 27,91 C
ORIGEM ICMS EST 2.890,93 C
ORIGEM ICMS EST 944,31 C
TOTAL: 5.704,51 C
25.06.2010 ORIGEM ITR 4,70 C
ORIGEM IPVA 1.389,00 C
ORIGEM ITCMD 31,60 C
ORIGEM ICMS EST 77.569,44 C
ORIGEM ICMS EST 25.835,42 C
TOTAL: 104.830,16 C
30.06.2010 COMPLEM. UNIAO 329.277,41 C
ORIGEM IPI-EXP 150,93 C
ORIGEM FPE 46.377,22 C
ORIGEM FPM 27.910,14 C
ORIGEM LEI87/96 1.725,86 C
RED.COMP.UNIAO 1.141.167,60 C
EST.COMP.UNIAO 1.142.645,08 D
REDISTRIB.ITR 240,86 C
ESTORNO ITR 241,19 D
REDISTRIB.IPVA 66.024,70 C
ESTORNO IPVA 66.110,16 D
REDISTRIB.ITCMD 770,00 C
ESTORNO ITCMD 771,01 D
REDIST.IPI-EXP 7.053,91 C
ESTORNO IPI-EXP 7.063,05 D
REDIST.ICMS EST 410.960,50 C
ESTORN.ICMS EST 411.492,54 D
REDISTRIB. FPE 696.355,59 C
ESTORNO FPE 697.257,17 D
REDISTRIB. FPM 420.704,77 C
ESTORNO FPM 421.249,47 D
REDIST.LEI87/96 6.903,44 C
ESTORN.LEI87/96 6.912,36 D
REDIST.ICMS EST 131.748,96 C
ESTORN.ICMS EST 131.919,56 D
TOTAL: 401.710,30 C
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 329.277,41 C
ORIGEM ITR 74,44 C
ORIGEM IPVA 7.372,96 C
ORIGEM ITCMD 115,40 C
ORIGEM IPI-EXP 2.003,53 C
ORIGEM ICMS EST 107.675,66 C
ORIGEM ICMS EST 35.752,27 C
ORIGEM FPE 191.852,47 C
ORIGEM FPM 115.458,16 C
ORIGEM LEI87/96 1.725,86 C
RED.COMP.UNIAO 1.141.167,60 C
EST.COMP.UNIAO 1.142.645,08 D
REDISTRIB.ITR 240,86 C
ESTORNO ITR 241,19 D
REDISTRIB.IPVA 66.024,70 C
ESTORNO IPVA 66.110,16 D
REDISTRIB.ITCMD 770,00 C
ESTORNO ITCMD 771,01 D
REDIST.IPI-EXP 7.053,91 C
ESTORNO IPI-EXP 7.063,05 D
REDIST.ICMS EST 410.960,50 C
ESTORN.ICMS EST 411.492,54 D
REDISTRIB. FPE 696.355,59 C
ESTORNO FPE 697.257,17 D
REDISTRIB. FPM 420.704,77 C
ESTORNO FPM 421.249,47 D
REDIST.LEI87/96 6.903,44 C
ESTORN.LEI87/96 6.912,36 D
REDIST.ICMS EST 131.748,96 C
ESTORN.ICMS EST 131.919,56 D
DEBITO FUNDO 2.885.661,59 D
CREDITO FUNDO 3.673.238,49 C
SNA - SIMPLES NACIONAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
15.06.2010 SIMPLES NACION. 68,90 C
TOTAIS SIMPLES NACION. 68,90 C
DEBITO FUNDO 0,00 D
CREDITO FUNDO 68,90 C
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
DEBITO BENEF. 3.158.783,09 D
CREDITO BENEF. 4.556.483,81 C